Skip directly to content

Trio envolvido em golpe que buscava cartão de crédito em casa é preso

on sex, 26/04/2019 - 16:39
sexta-feira, 26 Abril, 2019 - 16:30

Máquinas, celulares e cartões apreendidos com estelionatários (Foto: Paulo Francis)

Três pessoas foram presas suspeitas de participação no golpe do cartão de crédito quebrado, em que uma única vítima perdeu cerca de R$ 30 mil. O caso começou a ser investigado no fim da semana passada e, após a prisão de um dos integrantes, a Polícia Civil da Capital localizou outros dois envolvidos.

Conforme a delegada responsável pelo caso, às vítimas - em sua maioria idosos - recebiam uma primeira ligação de uma pessoa se passando por funcionário de banco. Ao dizer que diversas compras haviam sido realizadas com o cartão da vítima, e a mesma afirmar que desconhecia todas elas, o golpista orientava que ela entrasse em contato com a Central de Atendimento por meio do número fixo registrado no verso do cartão.

Porém, a ligação era redirecionada para um segundo envolvido. A Polícia investiga como a quadrilha conseguia redirecionar os telefone, inclusive, se funcionários de empresas de telefonia também fazem parte do esquema. No telefone, o segundo criminoso pedia para confirmar dados pessoais e para que a vítima escrevesse uma carta relatando o ocorrido.

Em seguida, o golpista orientava para que o cartão fosse quebrado de uma forma que preservasse o chip e o código de segurança e que fosse entregue junto com o documento escrito a mão para um “motoboy” que iria até o local. O estelionatário chegava a combinar uma senha com o “cliente”.

De carro e bem vestido, um outro intrigante ficava responsável por buscar os documentos. Apesar de todo a operação na Capital, a suspeita da polícia é que a quadrilha seja comandada por pessoas do Estado de São Paulo. Os “chefes” decidiam em qual máquina o cartão deveria ser passado, o valor e se o desconto seria no débito ou crédito.

“A maioria das pessoas que caem no golpe são idosos e com poder aquisitivo alto”, revelou Priscila Nuda, delegada.

Ramão Edvaldo Escobar Filho, de 25 anos, que apesar de agir de carro era conhecido como “motoboy” da quadrilha, foi o primeiro a ser preso. A polícia chegou até ele após uma vítima acionar equipe do Garras denunciando a ação. Por meio disso, outros dois jovens foram presos: Wilson Botelho Oliveira Filho, de 25 anos, que tinha a mesma função de Ramão, e Edilson Queiroz Amorim Santos, de 24 anos.

Segundo a polícia, o último era responsável por ficar com as máquinas usadas no crime e quem passava os cartões das vítimas. Ao todo, 8 máquinas e dois veículos foram apreendidos. A polícia segue investigando a participação de outras pessoas.

Só na 1ª Delegacia de Polícia Civil da Capital, 20 boletins de ocorrência com características similares a forma como os trio agia foram registrados. Oito das vítimas reconheceram dois dos integrantes.


Fonte: Campo Grande News