PUBLICIDADE
Frio em SC: sexta-feira tem -8ºC, geada, árvores congeladas e chance de neve
sexta-feira, 21 Agosto, 2020 - 07:00
Esta sexta-feira(21) é de frio intenso com temperaturas negativas em muitas cidades de Santa Catarina. Fez -8,20ºC no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra por volta das 5h, mas as temperaturas podem cair ainda mais nas próximas horas. Árvores ficaram congeladas e teve geada no amanhecer desta sexta.
Árvore ficou galhos congelados em São Joaquim — Foto: Leandro Puchalski/NSC TV
Ainda há chance de neve, mas em outras regiões catarinenses e não mais na Serra, segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski.
"Principalmente no Planalto Norte catarinense, com menos chance do Alto Vale do Itajaí e a região serrana da Grande Florianópolis, só nessas regiões", disse.
Ainda de acordo com o meteorologista, a sexta-feira está amanhecendo com céu limpo na Serra e, por isso, não há mais chance de neve na região. Mas com o tempo ficando seco e a permanência do frio intenso, pontos altos da região tiveram registro de geada nesta sexta, segundo Puchalski.
m Urupema, por volta das 6h, fazia -7,53 no Morro das Antenas, segundo uma das estações da Epagri/Ciram, órgão de monitoramento do clima no estado. No Centro, o termômetro de rua registrava -6ºC no mesmo horário.
Em duas praças de São Joaquim, na Serra, água foi colocada em árvores pela prefeitura e com o frio intenso, os galhos acabam congelando. O efeito criado atraí os turistas.
O mesmo foi feito na praça do Centro de Urupema. O frio intenso na região exige cuidado também pois pode danificar canos e mangueiras que estiverem expostos.
Mesmo com as temperaturas negativas, teve quem se arriscou ficar nas praças das cidades da Serra ao amanhecer.
Com a possibilidade de neve também no Planalto Norte catarinense, há turistas que também buscaram a região, como a cidade de São Bento do Sul.
Estações meteorológicas da Epagri/Ciram registram temperaturas negativas ou em torno de 0ºC em diferentes regiões de Santa Catarina.
Em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, na divisa com o Paraná e fronteira com a Argentina, por exemplo, fez 0ºC. A temperatura foi a mesma em cidades do Meio-Oeste e também na Serra.
O frio intenso segue e nesta sexta-feira a temperatura máxima em Santa Catarina é de 14ºC no Sul do estado e na Grande Florianópolis. No Norte deve fazer 12ºC e no Oeste , 11ºC. Já na Serra, a máxima deve ser de 8ºC.
A Serra catarinense registrou neve na noite desta quinta-feira (20). O fenômeno foi visto em Bom Jardim da Serra por volta das 20h30, segundo a Central NSC de Meteorologia. A neve também foi confirmada pela Somar Meteorologia.
Na cidade, a temperatura mínima registrada foi -2,8°C, às 21h, segundo a Epagri/Ciram. Pouco depois das 21h30, o órgão confirmou neve no Centro de São Joaquim. Às 21h, a temperatura na cidade era de -0,93°C.
Apesar da pandemia, turistas subiram a serra para ver a neve. Por causa da Covid-19, a região tem restrições e autoridades orientaram que somente pessoas com reserva de hospedagem façam a visitação, já que os hotéis já estão lotados.
O estado está sob a influência de uma massa de ar polar. Na sexta-feira (21), o frio continua em Santa Catarina com mais força e com possibilidade de neve pela manhã. A partir da tarde volta a ter tempo seco e no fim de semana não tem mais chance de neve, mas sim de geada.
Mesmo com o frio intenso, ainda no início da madrugada, alguns turistas percorreram cidades da região serrana para tentar ver neve acumulada.
Fonte: G1/SC