PUBLICIDADE
Mais de 20 mil contribuintes estão na malha fina
quarta-feira, 19 Junho, 2013 - 07:15
A Receita Federal do Brasil (RFB) já começou a processar as Declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2013) e, até agora, somente em Mato Grosso do Sul, cerca de 20,8 mil prestações de contas caíram na peneira do Leão, e foram parar na malha fina. De acordo com o órgão no Estado, o volume representa em torno de 6% do total de contribuintes declarantes até agora (348.313), e é 57,5% superior às 13,2 mil identificadas em 2012.
Os principais motivos que levaram essas declarações à malha, foram altas despesas médicas e omissão de rendimentos tributáveis. Conforme o superintendente do Programa IRPF em MS, Antônio César de Campos, 77% das 20,8 mil (cerca de 16 mil), apresentaram problemas fiscais nesse sentido, identificados por informações inconsistentes ou disparidade no cruzamento de dados, feito pelo Leão.
“Se não retificarem até janeiro de 2014, esses contribuintes começarão a ser convocados para comprovar documentalmente o que foi declarado. No caso das despesas médicas, por exemplo, deverão apresentar todos os recibos. E, caso não comprovem o que foi declarado, serão multados”, afirma Campos.
Correio do Estado