PUBLICIDADE
Covid: MS pede autorização para vacinar crianças a partir de 3 anos
segunda-feira, 19 Julho, 2021 - 21:45
O Conselho de Secretarias Municipais de Mato Grosso do Sul (Cosems/MS) pediu autorização ao Ministério da Saúde para vacinar crianças a partir de 3 anos contra a Covid-19 no Estado.
Foto: reprodução
De acordo com o presidente da Cosems, Rogério Leite, o objetivo é imunizar crianças e adolescentes que irão retornar às aulas presenciais entre julho e agosto.
Documento com a solicitação foi entregue ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante visita dele ao Estado, na última sexta-feira (16).
Na solicitação, Leite propõe um projeto para vacinar crianças e adolescentes, entre 3 e 17 anos, tendo em vista que Mato Grosso do Sul é o estado mais adiantado na vacinação.
Ao Correio do Estado, ele explicou que em adolescentes de 12 a 17 anos o projeto é vacinar com a Pfizer, que já tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação neste público, mas com comorbidades.
Já no caso de crianças, o conselho tenta se antecipar a uma possível autorização para uso emergencial da Coronavac.
Isto poque o Butantan solicitou à Anvisa liberação de aplicação em crianças a partir de 3 anos, devido a um estudo que aponta a eficácia e segurança do imunizante nessa faixa etária.
O Butantan considerou o estudo realizado na China pelo laboratório Sinovac, em que mostra a segurança da vacina em crianças a partir de 3 anos e adolescentes até 17 anos.
No entendimento do presidente do Butantan, Dimas Covas, a pesquisa é suficiente para a aprovação do uso no Brasil.
Documentos foram entregues à Anvisa, que ainda não se manifestou sobre a autorização ou não.
As aulas presenciais nas escolas da Rede Estadual de Ensino irão retornar no dia 2 de agosto.
Já nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande retornam presencialmente no dia 26 de julho.
Fonte: Correio do Estado