Skip directly to content

Quase 3 mil casos de dengue já foram notificados na Capital

on sex, 11/01/2013 - 15:48
sexta-feira, 11 Janeiro, 2013 - 15:45

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou nesta sexta-feira (11) o relatório semanal do Programa “Saúde em Ação”, que executa mutirão de enfrentamento da dengue nas regiões de maior infestação em Campo Grande. No período de cinco a 10 de janeiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) receberam 16.993 pacientes para consulta, com suspeita de dengue. Destes, 2.923 casos foram notificados como diagnóstico da doença. Dos dois óbitos registrados, um dos casos, cujo paciente recebeu atendimento na Vila Almeida, está sendo investigado por técnicos da Sesau. A Prefeitura estendeu o horário de atendimento nas UBS do Coronel Antonino, Coophavila, Vila Almeida, São Francisco, Tiradentes, Moreninhas, Dona Neta e Albino Coimbra.

No mesmo período, as unidades básicas de saúde realizaram 5.768 exames. O relatório aponta também que 2.042 pacientes receberam hidratação e outros dez foram transferidos para hospitais.

O relatório aponta também o número das ações de limpezas nas regiões do Bandeira, Segredo, Lagoa, Portal Caiobá, Jardim Batistão, Nova Lima, Itamaracá e Vila Popular. Do dia cinco até o dia 10 de janeiro, o carro fumacê executou a ação em 4.345 quarteirões. Agentes comunitários de saúde e de epidemiologia visitaram 30.035 imóveis e outros 1.787 terrenos baldios. Foram registrados 1.884 focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti. Os trabalhos contam com o auxílio de caçambas de lixo, que fizeram 878 retiradas no período.

Mutirão

Os agentes realizam visitas domiciliares, em comércio e pontos estratégicos para realizar o controle mecânico de depósitos (com auxílio de saco de lixo e luvas), tratamento focal com larvicida, distribuição de material educativo, educação em saúde e divulgação do mutirão. Entulhos em grandes proporções dispensados em terrenos baldios estão sendo retirados com a ajuda de máquinas e caminhões.

(fonte: CG noticias)