PUBLICIDADE
Morre menina picada por escorpião em Ribas do Rio Pardo que estava internada na Capital
terça-feira, 3 Outubro, 2023 - 11:00
Maria Fernanda Britto da Silva, de 3 anos, morreu, neste domingo (1º), após ser picada por escorpião enquanto dormia dentro de casa, em Ribas do Rio Pardo (MS). A menina dividia a cama com a mãe no momento em que foi picada pelo aracnídeo.
Menina morreu após ser picada por escorpião em Ribas do Rio Pardo (MS). — Foto: Redes sociais/Reprodução
A menina foi picada no dia 25 de agosto no momento em que dormia com a mãe e desde então, passou a receber atendimento médico.Primeiramente, a menina foi atendida em Ribas do Rio Pardo, em decorrência do agravamento do caso, a criança teve que ser transferida para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em Campo Grande.
O sepultamento de Maria Fernanda ocorre às 10h nesta segunda-feira (2) no Cemitério Municipal de Ribas do Rio Pardo.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ribas do Rio Pardo registrou 23 casos de acidentes com escorpião entre janeiro e setembro de 2023. Em pouco mais de um mês, esta é a segunda morte de criança envolvendo o aracnídeo, na cidade de 23 mil habitantes.
Pyetro Gabriel Arguelho, de 5 anos, morreu no dia 22 de agosto, uma semana depois de ser picado por um escorpião que estava escondido em calçado em casa, no município.
Nas redes sociais, amigos e parentes externaram o luto e dor pela perda de Maria Fernanda. "A minha princesa, quanta falta você vai fazer. Obrigado por sua linda passagem aqui na terra nós amamos muito você. É com coração partido até breve Maria Fernanda", escreveu uma amiga da família.
O que tem sido feito na cidade?
Ao g1, o prefeito João Alfredo Danieze (PSOL), falou que foram intensificadas campanhas de prevenção com orientações às famílias e mutirões de limpeza nos bairros da cidade recolhendo o lixo. Ele alerta que Ribas do Rio Pardo vive um período de grandes transformações e a população precisa ter consciência do perigo dos escorpiões.
“Vivemos um período de calor intenso e de reprodução dos escorpiões em todo estado. A prefeitura tem realizado blitz em portas de mercados, nas avenidas da cidade e com carro de som nos bairros, mutirões de limpeza com agentes de saúde e orientando a população sobre como tratar do assunto”.
Mesmo com a campanha de orientações, o prefeito alerta que os moradores precisam realizar a limpeza de seus quintais. Danieze lembra que Maria Fernanda e Pyetro foram picados dentro de casa.
“No mês passado tivemos o do Pyetro que foi picado dentro de casa enquanto calçava o sapato e a Maria Fernanda estava dormindo na cama com a mãe, as famílias não estão dando conta da importância de cuidar dos quintais e evitar a proliferação dos escorpiões. Vamos intensificar o trabalho de orientação”.
Medidas contra o escorpião
Para evitar acidentes com escorpião, siga as recomendações:
- Uso de água sanitária nos ralos e frestas de portas;
- Instalação de barreiras mecânicas nas portas;
- Evitar o acúmulo de entulhos;
- Fechar frestas e rachaduras nas paredes, evitando que o animal entre nas residências;
- Manter o ralo do banheiro fechado após o banho;
- Manter as caixas de gordura bem vedadas.
Caso ocorra um acidente, lave o local da picada com água e sabão. A vítima deve procurar, imediatamente, a unidade de saúde mais próxima para melhor atendimento. Na unidade de saúde o paciente fica em observação e é avaliado quanto a gravidade do quadro.
Além disso, se matar um escorpião, se possível, recolha e leve ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de seu município para auxiliar na identificação e medidas de prevenção e controle da espécie na sua cidade.
Em Mato Grosso do Sul, a secretaria estadual de Saúde oferece o serviço do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), que ajuda com suporte técnico-científico, orientação, conduta em toxicologia clínica e notificação. Para entrar em contato, ligue nos telefones: (67) 3386-8655 e 0800-722-6001 e 150.
Fonte: G1/MS