Skip directly to content

Operação em Campo Grande mira grupo especializado na importação ilegal de pneus do Paraguai

on ter, 28/11/2023 - 13:41
terça-feira, 28 Novembro, 2023 - 13:30

A Receita Federal, em operação conjunta com a Polícia Federal, deflagrou nesta terça-feira (28), em Campo Grande, a Operação "Wrong Tires", com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado na comercialização de pneus importados do Paraguai para o Brasil sem o pagamento dos tributos devidos.

Imagem: divulgação / Polícia Federal

Investigações apontaram que os pneus eram trazidos do país vizinho, armazenados em um depósito e, posteriormente, distribuídos para serem comercializados por empresas do mesmo grupo.

Foram expedidos pela 3ª Vara Federal de Campo Grande cinco mandados de busca e apreensão, cumpridos em três centros automotivos, em um galpão e na residência dos proprietários das empresas, todos na Capital sul-mato-grossense.

Participam da operação 4 Auditores-Fiscais, 10 Analistas Tributários da Receita Federal e 20 Policiais Federais.

Nos estabelecimentos, foram identificados produtos com deformidades decorrentes da prática de uma técnica conhecida como "bola de pneus", que consiste em inserir um pneu dentro do outro para transportar mais produtos em uma carga. Essas deformidades comprometem a segurança do condutor durante a utilização do pneu.

Além da baixa qualidade, foi constatado que os pneus não possuiam garantia e não existiam informações sobre sua procedência, o que também representa um risco não apenas ao condutor do veículo, mas também a terceiros.

Em nota, a Receita Federal reforçou que "a importação irregular de mercadorias provoca impactos negativos na arrecadação tributária, assim como prejudica a atividade empresarial brasileira em função da concorrência desleal gerada no setor econômico, uma vez que é possível ter um diferencial de preços praticados no mercado ao se comercializar produtos descaminhados".

As apreensões já vêm sendo realizadas há alguns anos, e em 2023 os valores apreendidos se aproximaram dos R$ 7 milhões. Confira levantamento:

Em tradução livre, o nome da operação "Wrong Tires" significa “pneus errados”.


Fonte: Correio do Estado