Skip directly to content

Pescador flagra rede armada com peixes mortos no Rio Sucuriú

on seg, 22/07/2013 - 12:47
segunda-feira, 22 Julho, 2013 - 13:00
Um morador de Paraíso das Águas ficou revoltado, assim como os demais que visualizaram a foto na sua rede social Facebook, de uma rede de malha de uso proibido (conforme Portaria nº 1583/89 do IBAMA), armada, abandonada com dezenas de peixes mortos.
 
De acordo com ele, a imagem foi feita no lago do Rio Sucuriú nas proximidades da Fazenda São João em Paraíso das Águas. 
 
 
 
Em um dos comentários da foto, um morador e empresário de Paraíso das Águas, comenta sua indignação pelo que está havendo com os rios do município, a exploração de forma irregular e que compromete o meio ambiente. Outra reclamação é a privatização do único porto do rio Sucuriú, utilizado há anos pelos pescadores, que dava acesso ao rio. O porto que ele se refere é próximo a ponte do Rio Sucuriú, pela rodovia BR 060.
 
Muitos pescadores amadores e profissionais, pedem por um porto municipal, onde se pode ter acesso aos rios do município, principalmente ao rio Sucuriú, o mais visitado por pescadores de toda parte.
 
Procurado pelo Brito News, o pescador que fez a reclamação, disse que estará organizando uma reunião com autoridades e com a Polícia Militar Ambiental (PMA) para que se discuta este assunto e que seja apresentada uma solução. "É inadmissível aceitar uma situação deste teor, uma infligimento à lei e aos nossos direitos. Se cobra pelo porte obrigatório da carteirinha de pesca, mas nosso direito não está sendo exercido. Somente nossos deveres.", reclamou.
 
Em uma das sessões ordinárias da Câmara Municipal, o vereador Neife Vida (PR), fez um discurso voltado para a questão ambiental, onde pediu o apoio dos demais vereadores em se fiscalizar melhor os rios, na proibição de motores com potência acima do que é permitido, o que está causando assoreamento em várias partes dos rios, só que a fiscalização não está sendo suficiente para coibir este tipo de crime, uma vez, que existem informações de pescadores que anônimamente relatam que barcos com motores muito acima do limite de potência, estão trafegando com a maior tranquilidade principalmente pelo rio Sucuriú.
 
O rapaz que fez as imagens, também registrou uma das grandes belezas que o rio Sucuriú expõe, os belos paredões de pedra que cercam a grande expansão do rio.
 
Brito News/ Foto: Alex Mariano