PUBLICIDADE
Peão de Camapuã é campeão em Aquidauana e vai disputar a final da LNR em Barretos
segunda-feira, 19 Agosto, 2024 - 23:30
O cowboy de Camapuã, João Cesar Ferreira Fernandes, o "gravatinha", sagrou-se campeão do rodeio em touros da 55ª ExpoAqui (Exposição Agropecuária de Aquidauana), no último domingo (18) e vai disputar a final da LNR (Liga Nacional de Rodeio) que acontece em Barretos esta semana.
João Cesar Gravatinha de Camapuã, campeão do rodeio da 55ª ExpoAqui - Imagem: O Pantaneiro
O rodeio da ExpoAqui fez parte do calendário anual da Liga Nacional de Rodeio, onde os campeões de cada etapa, vão para Barretos disputar quem será o melhor peão da LNR do ano e a última vaga ficou com 'gravatinha'. A disputa entre os campeões acontece esta semana. Dia 19 a primeira turma, dia 20 a segunda turma, que contará com gravatinha, dia 21 junta todos os que pararam em seus touros nos dias anteriores em mais uma disputa e os cinco melhores de nota vão para a grande final dia 24 no sábado. Geralmente o campeão e o vice ganham vaga para o rodeio The American nos EUA.
Três peões de Camapuã chegaram na semi final do rodeio de Aquidauana, Edgard Dias, que não conseguiu parar os 8 segundos e Geudivan e João Cesar, que pararam em seus touros e avançaram à grande final, com Gravatinha liderando a competição e Geudivan na segunda colocação. Com isso, eles foram os últimos a montar em seus touros na final e ambos pararam novamente os 8 segundos, mantendo as posições anteriores, com Gravatinha campeão e Geudivan vice campeão.
Além do prêmio de campeão do rodeio, João Cesar ainda levou uma bonificação de R$ 3 mil do Presidente do Sindicato Rural de Aquidauana, Paulo Chedid, como bônus por ele representar Aquidauana na final da LNR em Barretos.
Outro destaque do rodeio de Aquidauana, que já virou rotina nos rodeios dentro do estado e também fora dele, foi a Cia Davi Rezende, também de Camapuã, que faturou mais dois prêmios para sua coleção, o de melhor touro e o de melhor boiada. Davi Rezende teve dois touros empatados na primera colocação, Magnífico e Tigreiro com 45,37 pontos de média e sua boiada obteve a melhor nota com 43,75 pontos de média.
Geudivan vice campeão, João Cesar Gravatinha campeão e Guilherme representante da Cia Davi Rezende - imagem: Guilherme
O rodeio de Aquidauana ainda teve a participação de mais dois camapuanenses, o ex peão de rodeio em touros Ariovaldo Alves "Xocolate" e Clodoaldo Camargo, ambos ficaram no comando das porteiras que liberam os touros com seus peões.
Presidente do Sindicato Rural de Aquidauana, Paulo Chedid, sua esposa Daniela, que também é de Camapuã, equipe organizadora, narrador e competidores finalistas do Rodeio ExpoAqui 2024 - imagem: reprodução / O Pantaneiro