PUBLICIDADE
Prêmio Giro do Boi: fazenda de Camapuã é campeã em Saúde e Bem-estar Animal
quinta-feira, 19 Setembro, 2024 - 16:15
O Prêmio Giro do Boi 10 anos, realizado durante o Fórum Internacional da Agropecuária (FIAP) em Cuiabá, destacou cinco fazendas que se sobressaíram em aspectos cruciais da pecuária moderna, como rentabilidade, sustentabilidade, e bem-estar animal.
Prêmio Giro do Boi 10 anos: conheça quem foram os cinco pecuaristas homenageados
Este evento celebrativo reuniu lideranças do setor e reconheceu aqueles que têm contribuído significativamente para o agro brasileiro. Assista ao vídeo abaixo e veja como foi a premiação.
Categorias e premiados
1. Campeã Sustentabilidade e Pecuária Responsável: Fazenda Caruru, MT
Miguel Rech e Traute Rech lideram a Fazenda Caruru, em Nova Monte Verde, MT. Reconhecida por sua adesão à pecuária regenerativa e eficiência na gestão, a fazenda venceu com o projeto Caruru 1000, focado em dobrar a quantidade de matrizes na mesma área de forma sustentável.
2. Campeã Saúde e Bem-estar Animal: Grupo Matsumoto, MS
Representado por Paulo Cesar Matsumoto, o Grupo Matsumoto, em Camapuã, MS, destacou-se por suas práticas inovadoras de saúde e bem-estar animal. Integrante do Programa Fazenda Nota 10 desde 2021, o grupo tem se superado em engajamento e aplicação de novas técnicas. A propriedade conta com a parceria BE Animal e do professor Mateus Paranhos. A fazenda é reconhecida pela excelência em bem-estar animal. Entre as práticas, é executada massagem nos bezerros e desmama lado a lado, com o objetivo de ter animais menos reativos. O Grupo conta com seis propriedades totalizando 20 mil hectares, onde trabalha com cria, recria e engorda de bovinos.
3. Campeã Melhor Resultado por hectare ano (R$/ha/ano): Fazenda Cigana, MG
Ana Paula dos Santos Silva, da Fazenda Cigana em Campestre, MG, levou o prêmio por excepcional resultados financeiros e práticas sustentáveis, como a compostagem. A fazenda se destaca pela inovação e compromisso com a produtividade contínua.
4. Campeã Mais Produtividade – Produção de arrobas por hectare ano (@/hectare): Fazenda Bela Vista, SP
Luiz Felipe Leite de Lorenzo, da Fazenda Bela Vista em Braúna, SP, foi premiado pela alta produtividade em pecuária intensiva. Sempre à frente na análise de dados e busca por melhorias, a fazenda mantém um foco incessante em otimização.
5. Conteúdo mais visto nas plataformas digitais do Giro do Boi: Fazenda Jandaia, MT
Dona Elza e João Guilherme Gomes, da Fazenda Jandaia em Ribeirão Cascalheira, MT, receberam o reconhecimento pelo conteúdo mais acessado do site, destacando suas práticas de abate em Barra do Garças e Água Boa, MT.
Celebração e Agradecimentos
O evento contou com a participação de importantes nomes do setor, como o Ministro Carlos Fávaro, que entregou pessoalmente um dos troféus. Entre discursos emocionados e celebrações de conquistas, o Prêmio Giro do Boi reforçou a importância do comprometimento com práticas modernas e sustentáveis na pecuária.
Fonte: Giro do Boi