PUBLICIDADE
Atleta de Camapuã ganha ouro no sul-americano e pan-americano de canoagem paralímpica
quinta-feira, 21 Novembro, 2024 - 00:30
A atleta de Camapuã Carla Alves Camargo, brilhou no lugar mais alto do pódio no Campeonato Sul-Americano e Pan-Americano de Canoagem Paralímpica, realizado em Montevidéu no Uruguai, de 13 a 17 de novembro.
Carla fez parte da delegação brasileira, que conquistou 11 medalhas de ouro e 2 de bronze no Campeonato Sul-Americano e Pan-Americano de canoagem paralímpica. A equipe brasileira teve o melhor desempenho da competição.
A atleta camapuanense saiu satisfeita com sua estreia em competições internacionais, ela conquistou dois ouros na categoria KL2 200m. “Foi muito bom. Quero evoluir para as próximas, diminuindo cada vez mais o meu tempo”, disse ela.
Delegação da canoagem paralímpica brasileira que representou o Brasil em Montevidéu, no Uruguai - Foto: Divulgaçao/CBCa
Confira os resultados dos brasileiros no Sul-Americano e Pan-Americano de canoagem paralímpica
Masculino
2 ouros – Oscar da Silva Cardoso Filho – VL2 200m (Sul-Americano e Pan-Americano)
2 ouros – Gabriel Porto – KL3 200m (Sul-Americano e Pan-Americano)
1 ouro – Giovane Vieira de Paula – VL3 200m (Pan-Americano)
1 bronze – Uilian Ferreira Mendes – KL2 200m (Pan-Americano)
1 bronze – João Lucas Machado – VL3 200m (Sul-Americano)
Feminino
2 ouros – Erisângela Toniolo – VL3 200m (Sul-Americano e Pan-Americano)
2 ouros – Carla Camargo – KL2 200m (Sul-Americano e Pan-Americano)
2 ouros – Mikaella de Souza Gomes – KL3 200m (Sul-Americano e Pan-Americano)
ONDE TUDO COMEÇOU
Carla, que é natural de Camapuã, sofreu um acidente automobilístico em 2015, ficou paraplégica, a partir daí passou a fazer tratamento de reabilitação em Brasília, no Hospital Sarah, onde despertou interesse do professor Paulo Salomão da Aeronáutica, que a convidou pra representar a cidade.
Paulo é treinador de atletas de alto rendimento que disputam grandes competições no Brasil e exterior, ele viu em Carla um grande potencial na Paracanoagem e passou a treiná-la. Ele disse na época que ela tinha muita força de vontade e determinação, e que pretendia fazer dela uma campeã.
Imagem: Arquivo pessoal
Em apenas vinte dias de treinamento, em um tipo de barco que nunca tinha treinado, já estava apta a participar de uma competição e, como já era esperado, conquistou sua primeira medalha, foi prata na categoria KL2 K1 de 200mt em um campeonato nacional em março de 2017 em Curitiba-PR.
Medalha de prata na primeira competição que Carla disputou - Imagem: Arquivo pessoal
Várias pessoas especialistas no esporte que estavam no evento, ficaram espantados com o fato de, em apenas 20 dias de treinamento, conquistar um resultado desse em uma competição nacional.
A primeira medalha de ouro veio na segunda competição que ela participou, realizada no Parque Ecológico Dom Bosco em Brasília, na I Etapa do Campeonato Brasiliense de Canoagem Maratona 2017.
A partir daí, Carla não parou mais de subir no pódio, em competições estaduais e nacionais e, agora estreou em competições internacionais no lugar mais alto, conquistando 2 ouros para o Brasil.
Imagem: arquivo pessoal
Daniel Camargo, irmão de Carla e Stelina Camargo, avó de Carla - Imagem: arquivo pessoal