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Aprovado empréstimo de US$ 200 milhões destinado a 14 rodovias de MS
quinta-feira, 21 Novembro, 2024 - 04:30
Aprovado por 19 votos a dois o projeto de Lei que prevê empréstimo de U$ 200 milhões do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) ao governo de Mato Grosso do Sul. O voluptuoso montante será usado na restauração de pelo menos 14 rodovias estaduais, totalizando 800 quilômetros de estrada.
Sessão ordinária desta quarta-feira (6) na Alems (Foto Wagner Guimarães)
A transação passou pelo crivo dos deputados estaduais, que aprovaram em segunda discussão no início deste mês, medida para implementação do programa Rodar MS. Somente João Henrique Catan (PL) e Gleice Jane (PT) foram contrários.
Ambos alegaram que o precisam de mais informações para serem a favor do empréstimo. Conforme o texto, outros 20% do total citado acima será complementado pelo próprio Executivo para colocar o programa em prática.
Ao Primeira Página, a Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul) antecipou na semana passada que no mapa de planejamento estão trechos de 14 rodovias estaduais:
MS-141 / MS-145 / MS-134 / MS-240 / MS-274 / MS-276 / MS-290 / MS-377 / MS-395 / MS-473 / MS-475 / MS-476 / MS-480 / MS-488
Desta forma, o planejamento contempla 13 municípios: Jateí, Naviraí, Iguatemi, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Nova Andradina, Angélica, Anaurilândia, Bataguassu, Taquarussu, Água Clara, Três Lagoas, Inocência e Paranaíba.
Mapa mostra rodovias de MS que terão investimento com empréstimo de US$ 200 milhões do Bird (Foto: Agesul)
A pasta, porém, informou que “os valores de investimentos por rodovias só serão divulgados após a elaboração dos projetos de engenharia”.
Relator da medida na Alems, o deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) explicou que a ideia é implantar um modelo proativo para recuperar e manter a malha viária com condições adequadas de trafegabilidade.
O diferencial é o CREMA (Contrato de Restauração e Manutenção), metodologia inedita em Mato Grosso do Sul, já aplicado em outros estados. “Com essa metodologia o Estado terá mais eficiência na manutenção da malha rodoviária atendida pelo programa”, disse.
Conforme o Executivo, a operação de crédito está de acordo com as diretrizes do PPA (Plano Plurianual) e da LOA (Lei Orçamentária Anual).
Diferença
A pasta ressalta que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é um financiamento que visa, basicamente, a implantação e pavimentação de novas rodovias, enquanto o pacote do BIRD é exclusivamente para restauração com manutenção de rodovias já pavimentadas.
Fonte: Primeira Página