Skip directly to content

Camapuã recebe a Expedição Rota Rupestre e reforça potencial para o turismo sustentável

on qui, 16/01/2025 - 13:56
quinta-feira, 16 Janeiro, 2025 - 14:00

Durante esta semana, Camapuã se tornou palco da Expedição Rota Rupestre, uma iniciativa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que busca fortalecer o turismo arqueológico, paleontológico e o astroturismo no estado. A equipe, composta por pesquisadores, professores e alunos, realizará atividades de mapeamento das potencialidades culturais e naturais do município.

Equipe de pesquisa se reunindo na base do Cristo Redentor em Camapuã - imagem: reprodução

A expedição faz parte do Programa Trilha Rupestre da UFMS, que tem como objetivo conectar ciência, história e o céu estrelado de Mato Grosso do Sul, promovendo o arqueoturismo sustentável. Com o apoio da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Estado de Mato Grosso do Sul (FETEC), o projeto também busca capacitar comunidades locais para fomentar a bioeconomia e gerar renda por meio da valorização do patrimônio arqueológico.

Conforme nota, a presença da expedição em Camapuã reforça o compromisso do município em promover o turismo sustentável como vetor de desenvolvimento econômico e preservação cultural. A expectativa é que o trabalho realizado pela equipe da UFMS traga insights valiosos para impulsionar o potencial turístico e consolidar o município como referência na rota do turismo arqueológico no estado.