PUBLICIDADE
MS é o estado que mais apreende maconha e cocaína
sexta-feira, 17 Janeiro, 2014 - 08:00
Dados divulgados nesta quinta-feira (16) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que 45% da maconha e da cocaína apreendidas no País nos últimos cinco anos foram tiradas de circulação em rodovias sul- mato-grossenses.
Conforme a PRF, a quantidade de maconha apreendida praticamente dobrou nos últimos três anos. Em 2011 foram 25 toneladas, em 2012, 38 toneladas e em 2013, 54 toneladas. Um dos motivos para o aumento nos números é que os traficantes passaram a transportar entorpecentes em maior quantidade.
De acordo com o inspetor Airton Motti, para facilitar o tráfico, criminosos utilizam plantações próximas à fronteira com o Brasil e fazem o transporte por estradas vicinais. Para melhorar o trabalho policial ele diz que é preciso mais investimento. “Com efetivo e mais tecnologia, a polícia poderia combater ainda mais esse tipo de delito”.
Outra preocupação da polícia é com o tráfico de armas. Segundo a Polícia Federal (PF), em 2012 foram apreendidas 492 e em 2013, 357. “O destino [dessas armas] são outros estados. Nosso papel aqui é evitar que cheguem lá”, declara o delegado Chang Fan.
G1