PUBLICIDADE
Vacina contra gripe será ampliada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos
quinta-feira, 3 Abril, 2014 - 15:00
A campanha nacional de vacinação contra gripe deste ano ampliará a faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. A campanha será realizada de 22 de abril a 9 de maio.
No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. A estratégia de mobilização para todo o país, executada em parceria com Estados e Municípios, foi anunciada nesta quarta-feira, 2 de abril, pelo Ministério da Saúde.
O público da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe.
Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas - até 45 dias após o parto -, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Esta definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Segura e reduz complicações
A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.
Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano - A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Em todo o país, serão 65 mil postos de vacinação, com envolvimento de 240 mil pessoas.
Também estarão disponíveis para a mobilização 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.
Da Agência CNM, com informações do Ministério da Saúde