PUBLICIDADE
MS deve cultivar até 1,5 milhão de hectares com milho safrinha neste ano
quarta-feira, 30 Janeiro, 2013 - 07:45
Os produtores de Mato Grosso do Sul podem cultivar até 1,5 milhão de hectares com milho safrinha neste ano, 8,4% mais que os 1,384 milhão de hectares plantados em 2012, estima a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Mas isso não significa que o volume colhido será maior que o do ano passado, observou o presidente da entidade, Eduardo Côrrea Riedel, no primeiro dia da expedição da Equipe 1 do Rally da Safra 2013. ‘O que a gente pode dizer é que o milho vai ser plantado numa época boa, mas é difícil apontar uma produtividade porque tudo depende das condições climáticas’, justificou.
Para primeira safra, a Agroconsult, que organiza o evento, prevê uma queda de 21,2% na produção do Estado em virtude da perda de área para soja, cujos preços estavam mais rentáveis na época de plantio. De acordo com a consultoria, os agricultores sul-mato-grossenses devem colher apenas 360 mil toneladas de milho verão, ante 460 mil toneladas em 2012. ‘Nós plantamos bem pouco milho verão aqui esse ano’, disse Riedel.
Esta etapa do Rally da Safra 2013 focará o trabalho de campo em Mato Grosso do Sul nas lavouras de soja precoce. A equipe se aprofundará nas análises de milho a partir de quinta-feira, quando deve percorrer as plantações de Cascavel, no Paraná.
(Agora MS)