Skip directly to content

Policiais de Costa Rica prendem quadrilha acusada de assassinar pecuarista

on sex, 30/05/2014 - 07:21
sexta-feira, 30 Maio, 2014 - 07:15
Policiais da Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica – MS em menos de 24 horas esclareceram o crime de latrocínio (roubo seguido de morte) que vitimou o pecuarista José Carlos Antunes Lopes, 66 anos, conhecido como “Zé Lopes”. A vítima foi encontrada morta na manhã da última quarta-feira (28), em um canavial próximo ao aeródromo municipal. 
 
No final da tarde desta quinta-feira (29), por volta das 17 horas, o delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos e o delegado adjunto Hoffman Davila Candido de Sousa com apoio dos investigadores Valentim, Nélio, Thiago, Isaias e Neovanir, iniciaram a operação que resultou na prisão da quadrilha acusada de assinar o pecuarista.
 
As primeiras informações dão conta que os delegados chegaram até os acusados depois que os policiais assistiram algumas imagens de câmeras de segurança da cidade que mostrou duas adolescentes dentro da camionete do pecuarista. Uma das garotas é namorada de um dos adolescentes envolvidos no crime.
 
Até o momento, pelo 10 pessoas são acusadas de envolvimento no crime, sendo 9 adolescentes e o maior Nilcley França de Lima, 18 anos. Mais dois menores ainda estão foragidos.
 
Nilcley de Lima está recolhido na Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica. Outros seis menores também estão recolhidos, sendo três meninos de 16 anos, um de 15 e as duas adolescentes. 
 
Em entrevista a nossa reportagem, Nilcley de Lima ele confessou que teve participação no crime. Os garotos ao serem questionados quanto a participação no crime, todos eles declaram que foram até o local apenas para fumar maconha, e que ao avistarem a camionete foram até o local e já chegaram esfaqueando o pecuarista, versão que não convenceu nem os delegados, nem a equipe de investigadores.
 
O menor de 15 anos declarou a nossa reportagem que cometeu o crime na noite do dia 27 de maio, e que o fez visando o dinheiro da vítima. Ele contou que chegou ao local o pecuarista já estava caída no chão e ele já chegou desferindo as facadas, na barriga e duas na testa. O adolescente confessou ainda que levou a faca com cabo de ferro e que os colegas também haviam levado suas facas.
 
Os menores foram unanime ao declarar que após cometerem o crime, todos seguiram para a cidade de Alcinópolis – MS, onde foram “comer uma pizza e dividir o dinheiro da vítima, ficando R$ 180 para cada um”, contou um dos adolescentes de 16 anos. A vítima teria ficado agonizando no canavial.
 
Ainda conforme declarações dos menores após comerem a pizza seguiram até a cidade de Coxim – MS para dar uma volta e retornaram para Costa Rica na madrugada do dia 28 para o dia 29.
 
A camionete Ford Ranger XLT, branca, 2013/2014 placa OOk 8315, de Campo Grande – MS foi localizada escondida no meio de um matagal próximo a cidade, a placa do veículo teve os números alterados com fita isolante para 8316.
 
Os delegados ainda estão apurando a versão dos garotos que a todo o momento entram em contradição. No entanto, as investigações apontam que toda a ação foi planejada a sangue frio pela quadrilha. As primeiras informações dão conta que as duas garotas seriam a isca para atrair o pecuarista até o canavial. Já os garotos envolvidos teriam ido até o local do crime a pé, rederam a vítima e o esfaquearam por várias vezes.
 
Uma equipe saiu na noite desta quinta-feira (29) em diligência e conseguiu encontrar, com a colaboração dos menores apreendidos, mais alguns pertences da vítima, bem como, mais três facas, todos queimados.
 
Crime
Na manhã de quarta-feira (28), uma equipe de bombeiros da usina foi acionada para controlar um princípio de incêndio no canavial, e que ao chegar ao local encontram um corpo no carreador (estrada de acesso ao canavial). 
 
A vítima apresenta sinais de perfurações provavelmente provocadas por facas, foi encontrada sem as roupas e alguns pedaços das peças que ainda estavam no corpo apresentavam estar queimadas, o que pode indicar que o pecuarista tentou fugir do incêndio.
 
Costa Rica em Foco/Foto: Luciana Aguiar