PUBLICIDADE
PF faz 'devassa' na Câmara de Navirai; 10 pessoas estão detidas
quarta-feira, 8 Outubro, 2014 - 11:00
Polícia Federal e Ministério Público Federal através do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) desencadearam nas primeiras horas da manhã de hoje a Operação Athenas, na cidade de Naviraí. Dez pessoas estão presas.
Uma das primeiras ações foi a apreensão de computadores e documentação do Legislativo naviraiense. A ação também inclui apreensões em escritórios de advogados, de empresários e nas residências de vereadores de Naviraí.
A Operação conta com cerca de 200 policiais federais e três membros do Gaeco, que estão fazendo uma 'devassa' naquele município com o objetivo dar prosseguimento à investigação, deflagrada em 2013, sobre a suposta "atuação criminosa de um grupo de vereadores da cidade de Naviraí que mantinha um esquema ilegal de exigência de vantagens indevidas para a aprovação de leis e atuações ilegais de expedição de alvarás para estabelecimentos comerciais", diz a PF em nota.
"As investigações apuraram crimes de formação de quadrilha, corrupção, extorsão, contra o poder Executivo, praticados em prejuízo aos cofres públicos da cidade. Constatou-se ainda durante as investigações um “esquema” ilegal de recebimento de diárias pagas pelos cofres públicos para viagens que não eram realizadas por servidores públicos municipais", diz a Polícia Federal que contou com escutas telefônicas autorizadas judicialmente durante as investigações.
Desde o amanhecer desta quarta-feira, os federais cumprem sete mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária e 35 de busca e apreensão. Além disso, 28 pessoas foram conduzidas para a sede da delegacia da Polícia Federal de Naviraí, conforme informações da assessoria da PF.
Segundo informações preliminares, vereadores estão sendo encaminhados à delegacia, para prestar esclarecimentos, juntamente com outras pessoas, entre essas, políticos, servidores e profissionais liberais.
Entre os vereadores que já estão prestando esclarecimentos junto à Polícia Federal, estão o presidente da Câmara, Cícero dos Santos (PT), conhecido como "Cicinho do PT", que chegou juntamente com a esposa dele; o segundo secretário, Adriano José Silvério (PMDB), vereador mais votado da cidade; Solange Melo (PSDB), Marcus Douglas Miranda (PMN),que foi candidato a deputado estadual na última eleição de 5 de novembro Também foi encaminhado à PF, o vereador Carlos Alberto Sanches, que foi encontrado em Campo Grande (*).. Outros também devem ser convocados para falar com a polícia.
(*) atualizada para acréscimo de dados
Dourados Agora\Foto:Cido Costa