PUBLICIDADE
PMA prende fazendeiro por desmatamento de margem de córrego e com arma e munições ilegais
sexta-feira, 6 Fevereiro, 2015 - 10:00
Uma equipe de policiais militares ambientais de Cassilândia realizou fiscalização ontem à tarde (5) em uma propriedade rural, no município, e prendeu o proprietário por crimes ambientais e posse ilegal de arma de caça.
No local, foi encontrada uma voçoroca (erosão), surgida em razão da não conservação do solo, ao desmatar a área. O sedimento da erosão estava assoreando um pequeno córrego no local. Além disso, o fazendeiro construiu um chiqueiro e criava porcos dentro da área que seria destinada à mata ciliar do córrego, a qual estava quase que totalmente degradada.
O infrator ainda derrubava, com uso de um motosserra ilegal, seis árvores dentro da Reserva Legal da fazenda para exploração da madeira sem autorização. Dentro de um trailer a equipe encontrou uma espingarda calibre 36 e quatro cartuchos carregados, além de muito chumbo, espoletas, balotes e pólvora para carregar mais cartuchos da espingarda, tudo sem documentação.
Todo o material foi apreendido, inclusive a madeira cortada. O fazendeiro, 38 anos, que estava no local, recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.
O infrator responderá por posse ilegal de arma, cuja pena para este crime é de um a três anos de detenção. Também responderá por crimes ambientais de uso ilegal de motosserra, desmatamento ilegal e exploração de madeira.
A pena para cada crime é de seis meses a um ano de detenção. Responderá ainda pelo crime de destruir área de preservação permanente, que tem pena prevista de um a três anos de detenção.
O fazendeiro também foi multado administrativamente em R$ 7.800 pelo desmatamento e a posse ilegal do motosserra.
PMA MS