PUBLICIDADE
Secretaria de Saúde ínicia ação de combate à Dengue e a Febre Chikungunya
quinta-feira, 26 Fevereiro, 2015 - 09:30
Na tentativa de evitar que Camapuã-MS, entre no ranking das cidades de “alto risco”, a Secretaria Municipal de Saúde, deu início na tarde de ontem terça-feira (24), a “Campanha de combate a Dengue”. Equipe da própria Secretaria composta pelos agentes de saúde estão realizando o trabalho de recolhimento de lixo em imóveis. O inicio da campanha começou pelo Bairro Vila Industrial.
Os trabalhos de vistoria em imóveis e terrenos baldios serão intensificados em uma programação divulgada pela própria secretaria de saúde do Município de Camapuã. Vale ressaltar que cada bairro terá uma data há ser realizado o trabalho, de maneira que a população não coloque os entulhos nas calçadas. A equipe vai vistoriar e recolher entulhos que poderão ser moradias do mosquito Aedes aegypti chikungunya.
A ação será realizada em todos os bairros da cidade dentro de uma programação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde de Camapuã. O alvo das vistorias serão os imóveis e terrenos vazios que apresentão irregularidades como mato alto, descarte irregular de lixo, entulho, obstrução de passeio público, entre outras.
O secretario de Saúde Aldecir Dutra alertou a população da importância em se prevenir e combater a Dengue e a Febre Chikungunya, “Este trabalho de prevenção e controle é muito importante para que o mosquito não se reproduza, neste ano foram notificados sete casos de dengue e dois já foram descartados, estamos aguardando o resultado dos demais, isto mostra que o trabalho de prevenção está sendo realizado, mas não devemos nos acomodar, todo dia é dia de se combater a Dengue”.
O Coordenador de Controle de Vetores Mario do Carmo Ferreira relatou que a prefeitura está fazendo a sua parte e espera que a população contribua com a ação, pois esta luta é de todos, sendo a prevenção e a conscientização a melhor solução.
A fiscalização do cumprimento das obrigações impostas pela lei, bem como a aplicação das sanções nela previstas, compete à Secretaria Municipal de Administração. Para conhecer na íntegra a lei que regulamenta a manutenção de lotes urbanos e a construção de calçadas o contribuinte pode procurar a mesma para tirar suas duvidas.
O mosquito Aedes está mais perigoso. Além da Dengue, transmite a febre chikungunya que pode causar dor por até ano.
FISCALIZE SUA CASA TODA SEMANA
Acabar com o criadouro é viver com saúde.
PORQUE QUE A FEBRE CHIKUNGUNYA ASSUSTA?
Porque é uma doença que causa febre repentina, acima de 38,5ºC. provoca dores intensas nas articulações dos pés e das mãos. Podem ocorrer fortes dores de cabeça, dores musculares, manchas avermelhadas na pele, náusea e erupção cutânea. É transmitida pelo Aedes, o memo mosquito que provoca a Dengue.
Assessoria/Foto: João de Oliveira