Skip directly to content

Saúde investiga morte por doença semelhante ao 'mal da vaca louca'

on sex, 31/07/2015 - 08:11
sexta-feira, 31 Julho, 2015 - 09:00

A Secretaria de Estado de Saúde Mato Grosso do Sul (SES) informa que já está investigando o óbito de um paciente de 67 anos, morador em Campo Grande, registrado no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HU) no dia 27 de julho. Diante dos exames iniciais realizados através da coleta de sangue do paciente durante o seu tratamento, a Secretaria de Estado de Saúde descarta a suspeita relacionada à variante da doença de Doença de Creutzfeldt-Jakob, vulgarmente conhecida como Mal da Vaca Louca.

Os exames iniciais apontaram para alterações em proteínas causadas por uma doença priônica, que tem como caraterística o quadro neurológico e degenerativo. De acordo com o relatório de atendimento hospitalar, o paciente já apresentava sintomas e estava em acompanhamento há 2 anos. Durante este período foram registrados transtornos psiquiátricos, perda de memória e há aproximadamente 4 meses, o paciente já apresentava um quadro de dificuldades motoras nos membros inferiores e superiores e desorientação.

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MS) encaminhou a amostra de sangue recolhida para análise no laboratório de referência localizado no Hospital Antônio Cândido Camargo (A.C.Camargo) em São Paulo. A análise verificará a origem da doença, já que além de ser rara, a doença prionica em humanos pode ser causada por herança familiar, mutação genética, manipulação de tecido cerebral infectado ou por via oral, a menos eficiente na transmissão.

A SES investiga o caso para verificar se a origem tenha ocorrido através de herança genética ou esporádica, já que para se considerar a contaminação através do consumo de alimentos, é necessário que tenha sido identificado o agente da doença em animais, o que está completamente descartado, já que Mato Grosso do Sul não apresenta histórico ou qualquer ocorrência relacionada à doença.


Dourados Agora