PUBLICIDADE
Em audiência, moradores protestam contra instalação de usina hidrelétrica
segunda-feira, 30 Novembro, 2015 - 08:00
Com faixas e vaias, moradores de Água Clara, a 198 quilômetros de Campo Grande, protestaram contra a instalação de duas usinas hidrelétricas no município, durante audiência pública nesta quinta-feira (26). A Minas PCH quer licença para construir as barragens de aproveitamento hidrelétrico Água Clara e Baixo Verde I.
O município já tem uma usina hidrelétrica, a São Domingos, além de duas PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) em construção e uma outra em funcionamento, segundo o vereador Eulo Jari Ferreira de Souza (DEM), que participou da audiência, promovida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
Os moradores temem que mais empreendimentos desse tipo na cidade prejudique o Rio Verde. “Foi unanime, a população contra a construção da Baixo Verde. A São Domingos, construída pela Eletro Sul, só causou prejuízo, veio mutilar o Rio Verde, que é um dos mais ricos em peixes do país. Vamos lutar para que a instalação não aconteça, pois precisamos de desenvolvimento, mas acima de tudo, precisamos do meio ambiente”, defendeu.
O vereador contou que os representantes do grupo que pretende construir as usinas alegam que os documentos estão todos dentro da legalidade e haverá procedimentos para evitar a morte de peixes. “Disseram que é tudo legal e que farão uma espécie de escada, que vai transpor os peixe e não vão morrer, mas o papel aceita tudo, mas na realidade não sai o que foi escrito”, protestou o Eulo. O vereador disse que os produtores rurais da região e representantes de outros segmentos irão buscar o Ministério Público para tentar impedir a construção das usinas.
Nesta semana, houve audiências também em Ribas do Rio Pardo para discussão do licenciamento das barragens de aproveitamento hidrelétrico Água Clara e Baixo Verde I e em Três Lagoas, onde foi debatida a instalação da barragem Inocência.
Campo Grande News