PUBLICIDADE
Acúmulo de lixo causa risco de infestação de dengue em Camapuã
segunda-feira, 30 Novembro, 2015 - 10:00
Moradores do Bairro Cristo Redentor, em Camapuã-MS, convivem com um terreno repleto de lixos e temem que o acúmulo de móveis velhos, garrafas, baldes, pneus, entre outros objetos, facilite a proliferação do mosquito Aedes aegypti, aumentando o número de casos de dengue no município, assim como o risco do surgimento das outras doenças transmitidas pelo mosquito (chikungunya e zika).
O período chuvoso e o acúmulo de lixos nos bairros da cidade é a combinação perfeita para a proliferação do mosquito. Conforme boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, Camapuã já possuí 38 casos de dengue notificados no município, o que representa uma incidência de 276 casos para cada 100 mil habitantes, número muito próximo do considerado de alta incidência, que é de 300 casos á cada 100 mil habitantes.
Ainda não há nenhum trabalho específico feito pela Secretaria Municipal de Saúde, como em anos anteriores, este trabalho precisa ser realizado o quanto antes, para que o município não venha sofrer uma epidemia da doença, como já acontece em outras cidades.
Apesar da ausência deste serviço por parte do poder público, o que mais chama a atenção é a falta de conscientização de certos moradores em transformar uma parte do bairro em lixão á céu aberto, colocando em risco além da própria saúde, a de muitas pessoas.
Caso você flagrar situações parecidas em seu bairro mande fotos para nossa redação, através do WatsApp 67.9972-7072 ou pelo email: redação@infocoms.com.br.