Skip directly to content

PSDB ultrapassa PT e iguala com PMDB no número de deputados em MS

on qui, 21/01/2016 - 13:17
quinta-feira, 21 Janeiro, 2016 - 14:30

O ninho tucano vai iniciar o ano legislativo com a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa no retorno das atividades parlamentares. Agora o PSDB ultrapassa o PT em número de deputados estaduais e iguala com o PMDB. Atualmente os tucanos somam quatro parlamentares, mas com a filiação oficial de Beto Pereira no próximo dia 25, irá para cinco e o PT se mantém com os quatro deputados. A mudança pode ser maior, já que o PMDB que hoje tem seis deputados deverá ficar com um a menos com a saída de Marquinhos Trad, pois ele já afirmou que irá deixar a sigla.

Com isso o partido do governador Reinaldo Azambuja terá na bancada Ângelo Guerreiro, Flávio Kayatt, Onevan de Matos (líder tucano na casa de leis) e o líder do governo, professor Rinaldo além de Beto Pereira que volta para a sigla e atualmente já é o vice-líder do governo. Beto conseguiu na justiça, o direito de deixar o PDT sem a perda do mandato, justificando discriminação, perseguição e exclusão por parte do presidente regional da legenda pedetista, deputado federal Dagoberto Nogueira.

Apesar de ter perdido governo em 2014, PMDB continua na base

O PMDB, que por anos foi o partido da situação em Mato Grosso do Sul, hoje demonstra ser da base de Azambuja. Fazem parte do grupo Antonieta Amorim, o líder na ALMS Eduardo Rocha, Junior Mochi (presidente da casa), Maurício Picarelli e Renato Câmara. Marquinhos Trad oficialmente ainda integra o PMDB, mas há meses diz estar insatisfeito e sendo discriminado pelo partido e que não quer mais fazer parte da sigla.

Trad aguarda a promulgação da janela de desfiliação, já aprovada, para ir para o PSD. Caso a janela não seja oficializada, segundo ele, irá ingressar com ação na justiça para ter direito de trocar de legenda sem perder seu mandato. Com essa situação o PMDB só terá maior número de representantes dentro da casa de leis, se for confirmada a ida de Marcio Fernandes, que pertence ao PT do B. Fernandes afirmou que assim que for promulgada a permissão de troca de siglas, a chamada janela eleitoral, irá para o PMDB e então a sigla voltaria a ter seis integrantes .

O PT, partido declaradamente de oposição se mantém com quatro deputados, Amarildo Cruz, Cabo Almi, João Grandão e Pedro Kemp, líder da bancada. Completam os 24 parlamentares estaduais, Zé Teixeira (DEM), tido como independente, ou seja, não se considera oposição e nem base do governo, assim como Lídio Lopes (PEN). Além destes, tem o bloco parlamentar, considerado base de Azambuja, que incluem Barbosinha (PSB), Felipe Orro (PDT), George Takimoto (PDT), Grazielle Machado (PR), Mara Caseiro (PMB) e Paulo Correa (PR). A previsão é que o ano legislativo de 2016 inicie no dia 02 de fevereiro.


O Estado