PUBLICIDADE
Dengue eleva rapidamente números de atendimentos no Hospital Municipal
segunda-feira, 15 Fevereiro, 2016 - 07:15
O fluxo de pacientes no Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira, em São Gabriel do Oeste, que já era grande, aumentou ainda mais nos últimos meses, muito devido ao crescente número de casos de dengue que tem ocorrido no município.
A situação tem preocupado o presidente da Fundação de Saúde de São Gabriel do Oeste (Funsaúde), Rosmar Alves. De acordo com os dados do Hospital Municipal, de 01 de fevereiro até a manhã de ontem (12), 178 notificações de dengue já haviam sido atendidas no hospital.
Os números de notificações de dengue só estão aumentando nos últimos meses, em outubro de 2015 foram 32, passando para 63 em novembro, 152 em dezembro e 278 em janeiro de 2016.
No geral, os atendimentos no Hospital Municipal não param de aumentar, num comparativo de 2014 para 2015, a média de atendimentos por mês passou de 15.296 para 18.360, ou seja, mais de 36 mil atendimentos a mais de 2014 para 2015. O número de exames também teve significativo aumento, passando de 100.721 em 2014 para 129.311 em 2015.
Além da situação preocupante da dengue, Rosmar destaca que os atendimentos estão aumentando, pois o hospital municipal é o único da cidade e ainda atende pacientes de outros municípios.
Rosmar volta a pedir a colaboração e entendimento da população quanto a espera no atendimento no Hospital Municipal.
"Gostaria que a população compreendesse a nossa demanda, pois o atendimento é igual para todos, e todos são passados pela triagem, e segundo sua classificação vai ser sua espera, a classificação nas cores verde e azul, realmente vai demorar mesmo. O hospital da preferência para urgência e emergência, vermelho, amarelo e laranja, as pessoas precisam entender isso, não adianta querer bater no atendente. Se as pessoas esperam de duas a três horas no particular, porque no público não podem esperar também, pedimos a compreensão e colaboração, mais uma vez", explica Rosmar.
Outra orientação de Rosmar é para que os moradores da cidade não ajudem moradores de outras cidades, fornecendo endereços para que recebam atendimento no Hospital Municipal.
“Pedimos para a população ajudar a filtrar pessoas que vem de outros municípios, não forneçam endereços para atendimentos. Essas pessoas podem tirar vagas e medicamentos da população local”, destaca Rosmar.
Para receber atendimento no Hospital Municipal, moradores de outros municípios devem vir já com encaminhamento de sua cidade.
Dengue
Até quinta-feira (11), São Gabriel do Oeste estava com 524 casos notificados da dengue em 2016. Outro fator preocupante, é que neste mesmo período, foram notificados no município, quatro casos suspeitos do zika vírus e dois da febre chikungunya.
Ações estão sendo realizadas pelo poder público, que em parceria com o Exército travam uma batalha contra o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. As visitas as residências são realizadas por um agente de saúde acompanhado por dois militares de Exército. Eles entram nas casas, orientam os moradores e recolhem, principalmente os pequenos depósitos, onde estão os maiores índices de infestação do mosquito aedes aegypti.
As autoridades pedem a colaboração da população, para que retirem os pequenos depósitos e vistoriem os seus quintais. “Estamos na luta contra essa doença que se alastra dia-a-dia pelo país. Trazer o exército para ajudar nesse combate faz parte do plano de ações nacional, no qual estamos inseridos e estamos colocando em prática em nossa cidade”, declarou o secretário de Saúde de São Gabriel do Oeste, Frederico Marcondes Neto.
Idest
Idest