PUBLICIDADE
MS recebe metade das 720 mil doses da vacina contra influenza
segunda-feira, 25 Abril, 2016 - 07:30
Mato Grosso do Sul recebeu metade das 720 mil doses das vacinas contra gripe a uma semana da campanha nacional que vai começar no dia 30 de abril. A meta é imunizar 680 mil pessoas que fazem parte do público-alvo. O estado já confirmou três mortes por H1N1 e 16 casos em 2016.
Segundo a SES (Secretaria do Estado de Saúde), devem ser enviados 720 mil doses. A prioridade é imunizar gestantes, idosos a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores em saúde, indígenas, doentes crônicos e detentos.
Apesar das três mortes – em Campo Grande, Corumbá e São Gabriel do Oeste -, das 16 confirmações de H1N1 e das 167 notificações, o secretário de Saúde, Nelson Tavares, afirma que não há motivo para pânico já que a doença está sob controle.
“Aqui em Mato Grosso do Sul, a nossa situação é tranquila. As pessoas não precisam se preocupar como nós temos vizinhos, como o estado de São Paulo, que teve um aumento grande, uma antecipação do número de casos nesse mês de abril. As pessoas não precisam se preocupar”, afirmou o secretário.
O Ministério da Saúde deve mandar o restante das doses até o dia 15 de maio. A campanha termina no dia 20. Mas a prevenção começa com a higiene das mãos, usar álcool gel e quando tossir ou espirrar cobrir com o braço.
No dia D, sábado (30), terá campanha em supermercados, shoppings e postos de saúde em todos os municípios do estado e depois a vacina ficará disponível nas unidades de saúde.
G1MS