PUBLICIDADE
Apreensão de drogas em Mato Grosso do Sul cresce 238%
terça-feira, 21 Fevereiro, 2017 - 14:45
Foto: Maikon Leal
Mato Grosso do Sul é o estado que mais apreende drogas no país e a quantidade de drogas apreendidas aumentou 238,8% nos últimos anos. Em 2012, foram apreendidas 87,6 toneladas; no ano passado, 296,8 toneladas.
A principal explicação é a extensa fronteira com o Paraguai e a Bolívia. São 1520 quilômetros de fronteira, 624 quilômetros de fronteira seca.
Evitar que as drogas entrem no Brasil é a prioridade das polícias que atuam nas fronteiras. Somente no ano passado, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 116,9 toneladas de maconha e 2,9 toneladas de cocaína.
“As rodovias de Mato Grosso do Sul recebem grande fluxo de veículos vindos da fronteira e o fato de fazer divisa com cinco estados favorece que o estado seja dito como corredor de crimes fronteiriços”, disse o inspetor da PRF, Kleryson Loureiro.
Não falta criatividade para os traficantes. Enrolados nas mantas, fichários tinham bem mais que papéis. Algumas folhas estavam impregnadas com cocaína.
Os policiais federais descobriram que os papeis estavam com 6 quilos da droga. Eles estavam com um peruano, preso em Corumbá, no Pantanal Sul-mato-grossense. Ele levaria o entorpecente para São Paulo.
O caso é apenas uma amostra da ousadia dos traficantes, que cada vez mais inovam no transporte.
Fonte: CoximAgora