PUBLICIDADE
Sexta-feira de escolas públicas fechadas, protestos na cidade e em rodovias de MS
sexta-feira, 30 Junho, 2017 - 09:45
Foto: Reprodução / TVMorena
Escolas públicas de Mato Grosso do Sul começaram a sexta-feira (30) sem aula. Dois trechos da BR-262 e um da BR-158, em Três Lagoas, amanheceram fechados. Um grupo se mobiliza para protesto no Centro de Campo Grande. Professores e demais grupos de manifestantes protestam em apoio à greve nacional contra às reformas trabalhista e previdenciária.
A previsão é que todas as escolas da rede estadual não funcionem. Hoje, segundo a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), são cerca de 280 mil alunos em escolas do estado.
Campo Grande
Além das escolas estaduais, unidades de ensino da rede municipal de Campo Grande também ficam sem aula. De acordo com o Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), a paralisação não deve atingir todas as escolas.
Grupo de pessoas ligadas a movimentos sindicais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Fetems, bancários, eletricitários, movimentadores de mercadorias e da construção civil e servidores da segurança pública se mobilizam na Praça Ary Coelho, em Campo Grande. Com faixas, cartazes e gritos de guerra, eles vão caminhar por algumas ruas da cidade. Ainda não há estimativa do número de pessoas.
Corumbá
Segundo o sindicato das escolas públicas da região do Pantanal, há paralisação tanto nas escolas da cidade quanto de Corumbá (MS) quanto de Ladário (MS). Em Corumbá, 11 unidades da rede estadual fecham as portas e cerca de 16 mil alunos da rede municipal não têm aula nessa sexta.
Ladário
Em Ladário são seis mil alunos e mais de 500 professores e profissionais administrativos que também param. Os docentes da Uiniversidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) também aderiram à frente em assembleia no dia 26 de junho.
Dourados
Em Dourados, no sul de Mato Grosso do Sul, são cerca de 48 mil estão sem aula, assim como estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Universidade da Grande Dourados (UFGD).
Rodovias
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três pontos da BR-262, em Três Lagoas, amanheceram fechados. No km 19, a interdição parcial começou às 4h (de MS). O grupo, cuja quantidade de pessoas não foi informada, colocou fogo em pneus e jogou na via. Houve congestionamento de cerca de 1 km nos dois sentidos e a pista foi liberada às 5h40.
Fonte: G1MS