O primeiro dia de setembro marca também uma importante data para o calendário brasileiro: o início da campanha Setembro Amarelo, que tem objetivo de sensibilizar e informar a população sobre o suicídio com a finalidade de prevenir os casos ao redor do país. Cada vez mais presente na discussão, o tema já foi por muito tempo um grande tabu na sociedade. No entanto, uma vez que Mato Grosso do Sul registrou 127 vítimas em oito meses de 2023, falar sobre suicídio com responsabilidade é uma necessidade cada vez mais latente para evitar casos futuros.
Docente em sala de aula. (Foto: Arquivo/Mirian Machado)
A docência talvez seja a carreira que mais depende da vocação e do amor pela profissão. Desvalorizados e subremunerados, professores estão adoecendo e buscando outros meios de permanecer na atividade escolar. Uma delas e a readaptação, que é o processo pelo qual os profissionais assumem funções administrativas ou outras tarefas pedagógicas nas escolas, fora da sala de aula.
Em Campo Grande, dos 4550 concursados da Reme (Rede Municipal de Ensino), 492 estão em readaptação. Somente neste ano, cerca de 85 docentes solicitaram a mudança.