A Prefeitura em parceria com o Hemosul realiza na próxima quinta-feira (26) e sexta-feira (27) a campanha de doação de sangue em Camapuã.
A Secretaria de Saúde tem realizado várias abordagens no intuito de conseguir a adesão de cada vez mais pessoas dispostas a contribuir e fazer a doação de sangue.
A coleta será realizada na ESF Central e será aberta a todas as pessoas que quiserem participar. Neste ano, não é necessário realizar o pré-cadastro, basta se apresentar nos dias de coletas e realizar a doação.
A doação de sangue é um ato voluntário e de amor que pode ajudar a salvar muitas
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de MS - COSEMS irá realizar, em parceria com a Assomasul e a Secretaria Estadual de Saúde de MS, uma mobilização para doação de sangue, de 21 de fevereiro a 13 de abril de 2022, com o objetivo de aumentar o estoque de sangue do Estado e a promover a recuperação de algumas tipagens sanguíneas que estão em falta, como o O Positivo e O Negativo.
Foto: Edemir
Como conta o Presidente do COSEMS/MS, Rogério Leite “historicamente neste período temos uma maior necessidade de plasma, em virtude do aumento de casos de dengue, que ocorre principalmente em
A Secretaria Municipal de Saúde de Camapuã, em parceria com o Hemosul de Campo Grande, inicia nesta quarta-feira (15) um pré-cadastro para os interessados em realizar doação sangue.
Na última terça-feira (13), técnicas do Hemosul vistoriaram a ESF Central, a estrutura será utilizada na campanha que acontecerá nos dias 29 e 30 de abril.
Foto: divulgação / Prefeitura de Camapuã
A vistoria foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde André Luiz, a diretora de Gestão Jozimar Vieira e o vereador Jerson Júnior (PP), autor do pedido para a parceria da Administração com o Hemosul.
O Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está convocando doadores com emergência. Responsável pelo abastecimento em todos os hospitais públicos e privados do Estado chegou a um estágio preocupante no estoque de sangue O negativo.
Foto: reprodução
De acordo com o Hemosul, hoje (02) o estoque para a tipagem sanguínea considerada doadora universal está apenas em 12% para atender a demanda. Já os outros tipos sanguíneos estão em situação mediana e também precisam de reposição.
A queda nos estoques do hemocentro afetam diretamente os hospitais do Estado, como aconteceu com a Santa
O Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul entrou em estado de emergência na última semana e permanece com estoque quase zerado de algumas tipagens sanguíneas.
Doações podem ser agendadas ou por livre demanda no Hemosul - Foto: Divulgação
A principal necessidade é dos sangues tipo O positivo e negativo, A e B positivo.
O órgão convoca doadores a comparecerem as unidades para o reabastecimento das bolsas de sangue a partir de segunda-feira (9), já que o Hemosul não abre aos domingos.
O Hemosul atende hospitais públicos e privados do Estado com bolsas de sangue e plaquetas.
Na manhã desta quinta-feira (23), o Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) divulgou estar em estado de emergência. Segundo o último balanço feito pelo hemocentro, os estoques apresentam menos de 10% de doações.
Foto: MidiaMax
O hemocentro necessita de doações de todos os tipos sanguíneos, mas a principal carência é de sangue O positivo e O negativo. O Hemosul é responsável por abastecer hospitais públicos e privados de Mato Grosso do Sul. Segundo o hemocentro, existem muitos pacientes internados que necessitam de plaquetas.