Sete novos municípios de Mato Grosso do Sul poderão instalar infraestrutura para 5G a partir de 31 de julho. A decisão ocorreu durante reunião do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência) na faixa de 3.625 a 3,7 mil MHz, na quarta-feira (26). Ao todo, 102 municípios em 17 estados brasileiros implementarão a tecnologia.
Antena de conexão 5G instalada sobre prédio em Brasília, no Distrito Federal (Foto: Reprodução/Ministério das Comunicações)
A partir de agora, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Brasilândia, Paraíso das Águas, Jateí, Juti e
Pouco mais de um mês depois de a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberar o sinal de 5G para Mato Grosso do Sul, a região já tem 86 torres de conexão para o serviço. Com o total de redes, MS ocupa a 13ª posição no ranking de estados com maior conectividade, à frente de locais como Santa Catarina, Espírito Santo e Mato Grosso, por exemplo.
Ao todo, são 86 torres de conexão no Estado. (Foto: Anatel)
De acordo com dados da Anatel, das 86 estações ativas, a maioria fica em Campo Grande, um total de 77. No entanto, o serviço também avançou no interior do Estado com a instalação de
A tecnologia 5G já chegou ao Brasil e promete revolucionar o acesso à internet, não apenas na questão da rapidez, mas no alcance. Em Mato Grosso do Sul, no entanto, a tecnologia só deve chegar em setembro, mesmo com símbolo aparecendo em alguns celulares.
Imagem: Shutterstock/Reprodução
Enquanto a 5G não chega de fato, os sul-mato-grossenses têm que se contentar com a 4G, mas em alguns lugares, nem isso. Segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), sete municípios de Mato Grosso do Sul não têm cobertura 4G.