Nesta terça-feira (21), moradores de Taquarussu, distante 330 km de Campo Grande, foram surpreendidos com um fenômeno no céu que costuma ser uma nuvem funil, porém rastro de destruição deixado na área rural, surpreende meteorologistas.
Tornado e destruição em Taquarussu (Foto: Divulgação)
Moradores do município fizeram vários vídeos que mostram o fenômeno que se parece com o tornado, na entrada do município. Em propriedades rurais da região, há um rastro de destruição, que inclui barracões e casas destelhadas, galhos de árvores caídos e objetos que foram arremessados longe.
Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para tempestades com ventos de até 100 km/h em Mato Grosso do Sul, aviso válido até amanhã (26). Campo Grande está na rota do temporal, passível de chuva de até 100 milímetros.
Calorão deu lugar a tempo ameno, e risco de tempestade persiste (Foto: Henrique Kawaminami)
Os três avisos foram divulgados hoje. O alerta laranja é válido para 65 municípios do Estado, incluído Campo Grande, Corumbá, Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Fátima do Sul e Ponta Porã.
Os outros dois alertas foram emitidos na cor amarela, de perigo potencial
Uma tempestade com ventos de 90 km por hora provocou estragos na zona rural de São Gabriel do Oeste (MS), na tarde de segunda-feira (8). Em vídeos gravados por populares que passavam pela rodovia BR-163 é possível ver telhados destruídos, carreta tombada e árvores arrancadas pelas ventania.
Imagem: WhatsApp / InfocoMS
Uma cooperativa de alimentos em São Gabriel do Oeste teve o telhado destruído e parte de um silo de grãos atingidos pelo vendaval. Além do telhado de uma oficina que despencou.
Imagem: WhatsApp / InfocoMS
Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, André Bortoli, ainda