Os pedidos de trabalhadores pelo seguro-desemprego apresentaram crescimento de 22,34% na primeira quinzena de junho em Mato Grosso do Sul em comparação com o mesmo período do ano passado.
Solicitação do seguro pela internet cresceu exponcialmente (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, nos primeiros 15 dias de junho de 2019 foram 3.343 solicitações, enquanto de 1º a 15 do sexto mês deste ano foram 4.090 pedidos.
Outro número que chama a atenção é o percentual de solicitações feitas pela web.
Os pedidos de seguro-desemprego de trabalhadores com carteira assinada subiram 76,2% na primeira quinzena de maio em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento foi divulgado hoje (21) pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia e considera tanto os atendimentos presenciais – nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e das Superintendências Regionais do Trabalho – e os requerimentos virtuais.
Seguro-desemprego de trabalhadores com carteira assinada subiram durante pandemia - Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Prazo para recebimento do benefício, que é de 30 dias, começará a contar a partir da solicitação feita pela internet - Foto: reprodução Extra
O Ministério do Trabalho lançou nesta quarta-feira (19/12) nova funcionalidade que permite solicitar o seguro-desemprego totalmente via internet. A ferramenta já está disponível aos trabalhadores no Portal Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/).
Durante a apresentação do Seguro-Desemprego Web, que ocorreu no auditório do ministério em Brasília, o titular da pasta Caio Vieira de Mello afirmou que preferia "estar lançando o seguro-emprego e