Desde a última segunda-feira (2), o prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltou a ser de 30 dias. A regra vale para condutores com documentação vencida a partir de 1º de janeiro.
Imagem: Marcello Casal Fr.
Por causa da pandemia de covid-19, em março de 2020, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu ampliar o prazo para renovação da CNH, visando evitar a aglomeração de pessoas nos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e nas entidades públicas e privadas prestadoras de serviços relacionados ao trânsito.
A partir das 18h desta sexta-feira (27), o antigo modelo da convencional CNH (Carteira Nacional de Trânsito) deixa de ser produzido pelo Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), para dar espaço ao novo modelo do documento, desta vez, verde e amarelo, lançado pela Secretaria Nacional de Trânsito.
Novo modelo da CNH será verde e amarela. (Foto: Divulgação/Detran-MS)
Por conta da mudança, as emissões do documento no Estado serão paralisadas até o dia 1° de junho, para que o departamento ajuste o sistema e comece a emitir o novo modelo.
Modo de acesso a funcionalidade. (Foto: Reprodução/Tecmundo)
Interessados em adquirir a CNH Digital no celular, agora já podem solicitar o documento virtual, sem precisar ir ao Detran para conseguir uma liberação da funcionalidade. Em comunicado oficial a Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) que administra a CNH Digital, informou que espera uma maior adoção de brasileiros ao aplicativo, com a novidade.
“A necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento digital. Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de