PUBLICIDADE
Com 10, Itaporã vence Estrela do Norte e entra no G2
segunda-feira, 18 Agosto, 2014 - 13:45
Se o objetivo do Itaporã era virar o turno na zona de classificação, caso resolvido. Jogando pela primeira vez no Estádio Chavinha nesta Série D do Campeonato Brasileiro, o time esperava contar com o apoio do torcedor que compareceu em número muito aquém do esperado, mas mesmo assim, se superou, principalmente no segundo tempo quando jogou a maior parte do tempo com um jogador a menos e com o Estrela do Norte-ES buscando o empate. O resultado de 1 a 0 foi conquistado ainda na etapa inicial em gol de Wesley e, nos minutos finais, apareceu o goleiro Roger Paranhos, evitando o empate em, pelo menos, três situações. Agora com seis pontos, o Itaporã está atrás apenas do líder Brasiliense-DF com dez, que colaborou empatando com a Anapolina-GO em 1 a 1. O time goiano é o terceiro com cinco pontos e o Estrela, com o resultado, cai para quarto com quatro, enquanto o Villa Nova-MG, que não jogou, segue na lanterna com apenas dois.
Melhor em boa parte do primeiro tempo de um jogo morno, o Estrela até poderia ter saída em vantagem em duas conclusões do atacante Ronaldo Capixaba. Na primeira, aos 12 minutos, ele foi lançado e saiu na frente de Roger Paranhos, mas o goleiro conseguiu evitar a conclusão. Depois, aos 29, Ronaldo recebeu cruzamento na área e cabecearia livre se não fosse o desvio do zagueiro Gustavo, evitando gol certo. Neste meio tempo, o técnico Denilson Rafaine foi obrigado a mexer no time graças a contusão sofrida pelo atacante Fágner Lins, o primeiro problema físico do elenco em cinco rodadas. Joel entrou no seu lugar e o time acabou ganhando maior movimentação em jogadas de contra-ataque. Foi em uma jogada assim, aos 34 minutos, que saiu o gol do jogo. Tiaguinho foi lançado em velocidade, mas na conclusão o goleiro Wagner defendeu. Para azar dele, no rebote, a bola sobrou para Wesley tocar para o gol vazio.
O gol empolgou o time do Itaporã que buscou aumentar a diferença ainda antes do intervalo e até poderia ter conseguido aos 41 minutos em jogada de Jô pela esquerda. No cruzamento, Tiaguinho tentou concluir, mas a zaga impediu que a bola fosse em direção ao gol. Dois minutos depois, a estrela de Roger Paranhos começou a brilhar, dando mostra do que seria a segunda etapa. O atacante Cléber bate da entrada da área e o goleiro faz bela defesa, jogando a bola para escanteio e evitando o empate.
Na volta para o segundo tempo, os dois treinadores optaram em manter os mesmos jogadores e, nos primeiros minutos, as melhores chances fora do time da casa. Aos nove, Uélison Santana cobrou falta e o zagueiro Gustavo cabeceou com perigo, mas para fora. Aos 15, apareceu o outro zagueiro. Jaime conduziu a bola pelo meio e, sem ser combatido, chegou até próximo à meia lua para chutar e obrigar Wálter a evitar o segundo gol itaporanense. O jogo até parecia controlado pelo Itaporã quando o volante Rômulo, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso aos 24 minutos.
O que se viu a partir daí foi praticamente um ataque contra defesa, com o Itaporã, apesar das mudanças feitas por Denilson para recompor o meio, todo recuado, a bola praticamente não saiu da proximidade da área do gol defendido por Roger que passou a ser o nome do jogo evitando o empate em lances seguidos. Na mais perigosa delas, já nos descontos, defendeu conclusão de Paulo Matos que já se preparava para comemorar o gol, mas o placar definitivo foi mesmo o do primeiro tempo.
Agora, para manter a posição, o Itaporã precisa, mais uma vez no Estádio Chavinha, segurar o Brasiliense, que não tem mais 100% de aproveitamento. O jogo acontece no próximo domingo (24), às 16h. No mesmo dia, em Nova Lima-MG, o Estrela do Norte vai buscar a recuperação contra o Villa Nova.
Gazeta MS