Skip directly to content

Pato brilha com golaço e São Paulo goleia na Libertadores

on qui, 26/02/2015 - 08:02
quinta-feira, 26 Fevereiro, 2015 - 09:15

O São Paulo, enfim, estreou na Copa Libertadores. A fácil, tranquila vitória sobre o Danubio (URU) por 4 a 0 na noite desta quarta-feira no Morumbi não foi de encher os olhos, mas serve para acalmar os torcedores. Depois do passeio que tomou do rival Corinthians e todos os problemas causados na venda de ingresso para o duelo contra os uruguaios, a equipe de Muricy Ramalho devia a calmaria a seus fãs.

Grande parcela do que se viu de melhor no jogo pode colocar na conta de Alexandre Pato. A partida do atacante, sim, valeu os R$ 120 cobrados pelo São Paulo no ingresso mais barato para aqueles que não são sócios-torcedores. O camisa 11, que vive grande momento, marcou dois golaços no primeiro tempo, após dois ótimos cruzamentos, um de cada lateral, primeiro Reinaldo, depois Bruno. Uma pena que os problemas de ingresso, mais a chuva, tenham deixado o estádio longe de estar lotado.

Sigo com a opinião de que o atacante, que fez sua estreia, já que não enfrentou o Corinthians, é o que tem mais condições de devolver a auto-estima ao torcedor depois da derrota para o rival. Afinal, ele "é" do rival. É artilheiro do Paulista e agora do time na Libertadores tendo metade do salário pago pelo time que o emprestou. Nada mal para os são-paulino. Mas há também um problema.

A partida contra o Danubio deixou claro que o São Paulo hoje é Pato e mais dez. Mas se ele não pode jogar contra o Corinthians, como fica o time na última rodada da fase de grupos? É rezar para o argentino Centurión encaixar ou chegar ao confronto já classificado. Neste caso, os dois próximos duelos, ambos contra o San Lorenzo (ARG) serão definitivos.

Voltando ao jogo, foi estranho. O Danubio começou se defendendo com duas linhas de quatro, mas mudou tudo logo depois do primeiro gol. O Tricolor no 4-2-2-2 habitual, dependia da individualidade de seus jogadores de frente. Ela saiu nas conclusões perfeitas de Pato.

Daí em diante muitas faltas, erros de passes, certo clima de Libertadores quando a torcida se agitava, certo clima de amistoso. O Tricolor tinha o jogo na mão diante da fragilidade do Danubio e ficou ainda mais tranquilo quando Reinaldo, após linda jogada de Michel Bastos, fez 3 a 0, já no segundo tempo.

Por ironia do destino, a boa atuação do Reinaldo entrosado com o ótimo Michel soou como um aviso a Muricy, que contra o Corinthians preferiu sacar o camisa 16 e recuar o meia para a lateral. Não faça mais isso, Muricy!

O técnico, aliás, respira aliviado com a vitória. Teve seu nome gritado exaustivamente pelos torcedores, principalmente após Cafu, já no fim, decretar a goleada e a vitória de número 250 do comandante a frente do clube. Muricy terá ambiente mais favorável até encarar as duas decisões contra o San Lorenzo , mas ainda precisa fazer o time jogar mais. Em termos de resultado, ótimo. Mas ainda falta futebol ao São Paulo. O futebol que vem mostrando Alexandre Pato.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 4 X 0 DANUBIO

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 25/2/2015 – 22h
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Auxiliares: Francisco Mondria (CHI) e Claudio Rios (CHI)

Renda/Público: R$ 1.107.468 / 16.689 pagantes
Cartões Amarelos: Denilson, Bruno e Dória (SAO); Peña, González, Pereyra e Castro (DAN)
Cartão vermelho: Pereira (DAN)
GOLS: Pato, 3'/1ºT (1-0) e 40'/1ºT (2-0), Reinaldo 24'/2ºT (3-0) e Cafu 43'/2ºT (4-0)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Bruno (Thiago Mendes, 31'/2ºT), Rafael Toloi, Dória e Reinaldo; Denilson (Hudson, 25'/2ºT), Souza, Michel Bastos (Cafu, 41/2ºT) e Ganso; Pato e Luis Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho.

DANUBIO: Torgnaciolli; Peña, De Los Santos (Velázquez, 32'/2ºT), Formiliano e Pereyra; Sosa, Pozzi, Pereira e Nacho González (Tabárez, 25'/2ºT); Fornaroli (Ghan, 41'/2ºT) e Castro. Técnico: Leo Ramos


Lance