PUBLICIDADE
PMA autua fazendeiro de Camapuã em R$ 5 mil por armazenamento ilegal de aroeira
segunda-feira, 17 Junho, 2013 - 10:00
Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de São Gabriel do Oeste (MS) realizava fiscalização na tarde desta sexta-feira (14) no município de Camapuã (MS), quando apreendeu uma grande quantidade de madeira ilegal da espécie "aroeira", produto florestal protegido por lei.
A madeira estava armazenada na Fazenda Maravilha e não tinha origem, visto que o proprietário não possuía Plano de Manejo Florestal Sustentável – PMFS, nem o Documento de Origem Florestal – DOF, que é o documento ambiental exigido para exploração, transporte ou armazenamento de qualquer tipo de produto florestal.
Foram apreendidas 356 lascas (estaca para cerca), medindo 10 m³. O fazendeiro que reside em Camapuã foi autuado administrativamente e multado em R$ 5 mil.
Aportaria 83-N, de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.
O proprietário rural, de 37 anos, responderá por crime ambiental de exploração ilegal de "aroeira". A pena é de um a dois anos de reclusão.
Edição de Notícias