PUBLICIDADE
Rainha Elizabeth morre aos 96 anos no palácio de Balmoral, na Escócia
quinta-feira, 8 Setembro, 2022 - 15:30
A rainha do Reino Unido, Elizabeth II morreu hoje aos 96 anos. As causas não foram reveladas e ainda não foi divulgado como serão as cerimônias de despedida da monarca.
Nesta quinta-feira (8), os médicos que cuidavam da saúde da rainha afirmaram estar preocupados com o estado dela e chegaram a chamar integrantes da família real para estar ao lado dela no palácio de Balmoral, na Escócia, onde passava as férias.
Rainha Elizabeth II em uma das suas últimas aparições públicas. (Foto: The Royal Family)
Em comunicado oficial do Palácio de Buckingham a mensagem era de que a majestade permanecia em supervisão médica. “A rainha permanece confortável e em Balmoral". Publicamente, ela já apresentava dificuldades para andar.
Às 13h30, no horário de Mato Grosso do Sul, o Palácio confirmou a morte, informando que a rainha partiu "pacificamente".
A nota sobre o estado de saúde foi publicada um dia após Elizabeth cancelar uma reunião virtual com ministros. Vale acrescentar que, na terça-feira (6), ela empossou a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, e se reuniu com Boris Johnson, que deixou o cargo. Esta é a terceira vez que uma mulher ocupa o posto.
A saúde da monarca já estava frágil no começo da semana, o que motivou, pela primeira vez na história, que os premiês tivessem que ir até Balmoral, a 800 km de Londres, para a cerimônia de posse. Tradicionalmente, a solenidade é realizada no Palácio de Buckingham.
Ficaram ao lado da rainha nos seus últimos dias, o filho mais velho e herdeiro do trono, príncipe Charles, e o neto dela e filho de Charles, o príncipe William. O príncipe Harry e a mulher, Meghan também foram até o castelo. Os outros três filhos da monarca, Andrew e Edward, e a princesa Anna, também estavam no local.
A rainha superou a covid-19 no início deste ano. Em fevereiro, o Palácio de Buckingham revelou que Elizabeth havia contraído o vírus e que apresentava “sintomas leves de resfriado”. Ela contou ainda que a doença a deixou “cansada e exausta”.
História – Elizabeth subiu ao trono em 1952 e completou 70 anos no poder. Ela é a rainha que mais tempo ficou no comando. Desde o ano passado, ela tem apresentado problemas de mobilidade e começou a utilizar uma bengala para ter um apoio ao caminhar.
Em outubro de 2021, ela já havia reduzido as aparições públicas e começou a desmarcar agendas oficiais de última hora. A situação coincidiu com o período de luto da rainha. Ela perdeu o marido, o príncipe Philip, 99 anos, em abril do ano passado.
Primeira filha do rei Eduardo VIII, ela assumiu o trono quando tinha 25 anos de idade. O seu reinado é marcado por uma série de polêmicas e segredos do palácio real, o que motivou inúmeros filmes e séries nessas sete décadas à frente do Reino Unido.