Skip directly to content

ExpoZebu decreta luto após pecuarista colombiano ser morto em assalto

on qui, 02/05/2019 - 13:35
quinta-feira, 2 Maio, 2019 - 13:30

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, decretou na manhã desta quinta-feira, dia 2, luto oficial até o fim da ExpoZebu pela morte do criador colombiano Jose Guillermo Hernández Aponte, 53 anos, conhecido como Ñeñe Hernández, era investidor da raça Gir Leiteiro, associado da Asocebú Colômbia. O pecuarista visitava Uberaba para participar da feira e foi vítima de um assalto na noite desta quarta.

Pecusrista Jose Guillermo Hernández Aponte - Foto: reprodução / Facebook

Em sinal de respeito, todas as bandeiras do Parque Fernando Costa estão hasteadas a meio mastro e assim ficarão até o próximo domingo, dia 5, quando termina a ExpoZebu.

Por meio de comunicado, a ABCZ expressou solidariedade aos amigos e familiares de Jose Gruillermo, que desenvolvia um trabalho reconhecido no criatório Hacienda Rancho Pando.

Foto: Fabio Santos

“É inaceitável assistirmos a tamanho ato de violência e ver que ela se torna um obstáculo para aqueles que lutam pelo desenvolvimento de seus países e, principalmente, pela nobre missão de alimentar o mundo. Precisamos de instrumentos legais, estrutura e autoridades comprometidas com a segurança pública. Estas são medidas necessárias e de implementação urgente”, disse o comunicado.

A diretoria da ABCZ informou ainda que colocou toda a sua equipe à disposição da família da vítima para que sejam tomadas as devidas providências.

O CASO

De acordo com o site Folha Uberaba, em um caso com muitos fatos estranhos, o colombiano foi baleado durante um assalto na noite desta quarta-feira (1), na Av. Apolônio Sales, no bairro São Benedito, Uberaba. Ele estava acompanhado de sua esposa.

De acordo com as informações repassadas à Folha Uberaba, o caso aconteceu após a vítima pegar um táxi no portão principal do Parque Fernando Costa. 

Segundo a versão do taxista o colombiano e sua acompanhante não falavam português e ele não entendeu o destino solicitado, então parou o taxi para ver o destino no celular.

Taxi utilizado pelo pecusrista - Foto: reprodução / Folha de Uberaba

Quando o motorista parou o veículo para checar o endereço, o carro foi abordado por um autor que estava em uma moto escura, o autor armado, anunciou o assalto. 

A vítima se negou a entregar o relógio da marca Rolex e entrou em luta corporal com o autor.

Segundo o motorista do taxi, enquanto lutavam, um outro autor que usava um chapéu de cowboy, apareceu na esquina e gritou para que o autor atirasse na vítima. 

A vitima foi baleada no abdômen e foi levada para o PS do hospital de clinicas da UFTM  pela viatura que atendeu a ocorrência.

A mulher que acompanhava o turista, disse que não solicitaram o taxi, pegaram na porta do parque e pediram para ir para o hotel e que o motorista parou por sua própria vontade e também, segundo ela, ele demorou a chamar a polícia. Devido às divergências de versões das testemunhas e do motorista, o motorista foi levado para delegacia para depoimento. O caso esta sendo investigado.


Fonte: Canal Rural com Folha Uberaba