PUBLICIDADE
Laçadora de Camapuã disputa prêmio com R$ 78 mil em prêmios "no laço" em torneio inédito
quarta-feira, 15 Maio, 2019 - 13:00
O Parque do Peão, em Campo Grande, recebe nesta sexta-feira (17) a terceira edição da Copa dos Campeões & Derby ABQM de laço comprido.
Foto: Roberto Matos
A laçadora de Camapuã, Fernanda Gonçalves Ferreira (38), multi campeã no esporte, estará competindo em busca do primeiro lugar.
Fernanda é um dos nomes fortes do Laço Comprido no Brasil, não só pelos seus títulos, mas também por toda dedicação ao longo dos anos, quando as provas começaram a ser oficializadas pela ABQM.
A competição é realizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e reúne exclusivamente animais desta raça.
O evento é inédito em Mato Grosso do Sul. De acordo com a organização, o Parque do Peão tem a maior pista coberta para a modalidade da região.
Os laçadores disputam uma premiação total de R$ 78 mil. São aguardados competidores das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Ainda conforme informações da ABQM, Mato Grosso do Sul tem o quarto maior rebanho de cavalos Quarto de Milha do Brasil, com 30.942 animais registrados. A associação aponta também que o Estado contabiliza 4.308 proprietários e 2.016 criadores da raça.
A entrada para o evento é gratuita. O Parque do Peão fica na rodovia MS-010, na saída de Campo Grande para o distrito de Rochedinho.
LAÇO COMPRIDO
Segundo o site Rodeo West, na prova de laço comprido, o laçador segura o cavalo no brete até o momento da saída do boi para a pista. O cavalo nunca pode sair antes do bovino. Caso isso aconteça, o peão é punido.
O laço deve ser de couro e ter de 18 a 20 metros. O objeto precisa ser arremessado antes de o cavalo atingir 100 metros na pista.
O laçador tem aproximadamente 30 metros para fazer a laçada. Ela precisa ser feita nos dois chifres do boi para que ele não se solte e o concorrente perca pontos.
Fonte: Correio do Estado com InfocoMS