PUBLICIDADE
Família acolhedora de Camapuã é modelo para a Capital
sexta-feira, 21 Junho, 2013 - 07:30
Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande estão em Camapuã para conhecer a realidade do projeto família acolhedora no município. O grupo formado por duas Assistentes Sociais e uma Psicóloga vem ao município com o intuito de fazer intercambio, observar a atuação local e conseqüentemente colher do modelo de gestão de acolhimento feito em Camapuã as experiências para Campo Grande.
A recepção que ocorreu no inicio da manhã no CREAS, Centro de Referencia em Assistência Social, onde reuniu o Juiz de Direito Comarca de Camapuã, Dr. Deni Luis Dalla Riva, o Prefeito Marcelo Duailibi a Secretária de Assistência Social, Djasli Barbara Maiaroti e a Equipe Técnica do CREAS formada pelas Assistentes Sociais, Educadoras e Psicologia.
De acordo com a explanação do juiz Deni aos visitantes, Famílias residentes no município são selecionadas criteriosamente por equipe técnica, a seguir são capacitadas e passam a receber um auxilio financeiro mensal do município, além de isenção no IPTU. Alei que estabelece as ações do programa passou por alterações em 2012, agora independentemente da chegada de crianças e adolescentes em seus lares, as famílias permanecem recebendo pelo fato de estarem em constante disposição à receber crianças e adolescentes que precisaram ser afastadas pela justiça da família de origem. O juiz ressalta ainda que este acolhimento dura até que seja possível um retorno a família ou até mesmo, em alguns casos, não havendo possibilidade da reintegração familiar, o encaminhamento à adoção.
Para o Prefeito Marcelo Duailibi este programa é fundamental: “Fico feliz em receber aqui em nosso Município, membros da área de assistência social da Capital e mostrar que mesmo com poucos recursos, sermos uma cidade pequena, estamos cumprindo o compromisso da implantação deste projeto que é o de cuidar das nossas crianças e monitorando as famílias que se encontrem também em condições extremas, seja elas quais forem”. O prefeito estendeu agradecimentos ao Juiz Deni que é o representante do Judiciário nesta questão social, destacou também que nacionalmente Camapuã é pioneiro dando exemplo e referencia quando se fala em acolhimento de crianças e adolescentes e desejou a administração da capital bons frutos inserção do projeto.
Asessoria PMC