Na região de Dourados, que é um dos principais polos de produção de grãos do estado, os agricultores estão preocupados com o preço do cereal no mercado futuro.
Neste mesmo período do ano passado, a saca de 60 quilos de milho chegou a ser comercializada na região a R$ 20 e agora não passa de R$ 17. Em razão disso, o produtor Marcos Schwambach já pensa em reduzir a área plantada com a cultura.
“Vai ocorrer uma redução. Na safrinha passada plantamos 140 hectares e na próxima vamos cultivar cerca de 80 hectares”, comenta.
Segundo a Fundação MS, em novembro do ano passado praticamente todos os produtores já haviam comprado os insumos para a safrinha de milho. Este ano, a preocupação com o desempenho da cultura está deixando os produtores mais cautelosos.
Outro produtor de Dourados, Darci Decian, confirma essa tendência. Ele revela que não pretende aumentar a área cultivada de 1.500 hectares na safrinha passada.
“Quero manter a mesma área, mas com certeza vou reduzir meus investimentos. Vou procurar sementes mais baratas e diminuir os gastos com adubos e fungicidas. Isso sinaliza que vamos ter uma produção menor de milho na próxima safrinha”.
Agro Debate