Skip directly to content

Em reunião, Azambuja e sindicato formam grupo para definir redução do ICMS do diesel

on sex, 06/03/2015 - 13:41
sexta-feira, 6 Março, 2015 - 14:30

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se reuniu nesta sexta-feira com representantes do Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul) para tratar da redução da alíquota e da pauta do óleo diesel no Estado.

Após a reunião o governador contou que representantes do sindicato vão formar um grupo técnico para atuar junto a Secretaria de Fazenda echegar ao índice de redução. Todavia, adiantou que o ideal seria reduzir de 17% para 12%.

“Isso já é um compromisso do governo e só precisamos ajustar o percentual, para estar atrelado ao consumo. Se vamos abrir mão de receita, precisamos cobrir com aumento de vendas”, justificou.

Esta foi a primeira reunião do governador com o Sinpetro, que já havia se reunido com o secretário de Fazenda, Márcio Monteiro, na semana passada. Agora o grupo técnico vai terminar os estudos para saber quanto será a redução do combustível para o consumidor final.

Segundo o presidente da Sinpetro, Mário Seiti Shiraishi, já há, por parte do sindicato, estudos preliminares e o que vai falta são 'ajustes finais'. Sobre a redução chegar ao consumidor final, o dirigente explica que não há como ser estabelecido qualqueer preço aos donos de postos, mas que o mercado deve se ajustar naturalmente, já que o Estado pode virar corredor.

O governador pretende apresentar o projeto até abril na Assembleia Legislativa. Os deputados aguardam a chegada, mas já avisaram que esperam uma proposta de redução do preço do combustível nos postos e não apenas da alíquota. “Não vamos aprovar se não chegar as bombas”, avisou o deputado Eduardo Rocha (PMDB), que é da base de Azambuja.

A redução da alíquota é reivindicação antiga dos empresários, que sempre relataram dificuldade para concorrer, principalmente, com o Estado de São Paulo. Eles alegam que caminhoneiros só passam por Mato Grosso do Sul e não utilizam os postos para abastecer, causando prejuízo.


Midiamax