O quilômetro 575 da BR-163, no entroncamento com a BR-060, no distrito de Congonhas em Bandeirantes, região norte de Mato Grosso do Sul, tem sido palco de acidentes ao longo dos anos. O último envolveu um micro-ônibus e uma carreta, que deixou duas pessoas mortas e 14 feridos. A pergunta que fica é: tem alguma obra prevista no local para aumentar a segurança dos usuários das duas rodovias?
Km 575 da BR-163, no entroncamento com a BR-060 (Foto: Dyego Queiroz)
Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), dentre as obras no km 575,420 após a repactuação da concessão da BR-163/MS
Trafegar na BR-163 vai ficar mais caro nos próximos quatro anos. O acordo entre o TCU (Tribunal de Contas da União) e CCR MS Vias subirá o pedágio de R$ 7,52 para R$ 15,13 a cada 100 km, nas pistas simples. O anúncio foi publicado na quarta-feira (13). O valor deve subir de maneira gradual.
Uma das nove praças de pedágio da BR-163 em Mato Grosso do Sul - Imagem: divulgação
No primeiro ano será de R$ 10,6/km, no segundo R$ 12,60/km até atingir o valor cheio de R$ 15,13 (equivalente a 2,01 vezes o valor atual). Diante do fracasso de novas licitações, a concessionária vai administrar,
Após a renovação do contrato com a CCR MSVia, a duplicação BR-163 entre as cidades de Nova Alvorada do Sul e Bandeirantes, será uma das prioridades, conforme secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Hélio Pelufo Filho. O trecho tem 180 quilômetros e passa por Campo Grande, mas ele não deixou claro se os 25 quilômetros do anel viário da Capital estão inclusos nesta prioridade.
Anel viário representa 3% da rodovia, mas concentra quase 20% das mortes e a explicação é a mistura do trânsito urbano com o rodoviário
A renovação do contrato deve ser assinada até o começo do próximo ano e
Entra em vigor nesta quarta-feira (25) as cobranças de tarifas em nove praças da BR-163, para caminhões que transitarem com eixos suspensos. A medida foi anunciada pela CCR-MSVia, responsável por nortear os serviços na pista.
Trecho da BR-163 em concessão para a CCR MSVia - Imagem: Divulgação
O recolhimento das taxas será aplicado aos veículos que estiverem com MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) ainda em aberto no sistema da Secretaria da Fazenda Estadual. Assim, a verificação de cada caminhão, será realizada automaticamente pela placa.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (21) que a duplicação da BR-163 pode ser retomada em janeiro de 2024 e com isenção do reajuste do pedágio por um ano. A informação foi passada durante o lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em Campo Grande.
Obras na BR-163 (Foto: Rachid Waqued/CCRMSVia)
"[A liberação da duplicação] está dependendo do TCU (Tribunal de Contas da União). Não vai ser cobrado o reajuste do pedágio no primeiro ano", adiantou.
O contrato está em renegociação no TCU e foi enviado para análise no início desta semana.
Concessionária responsável pela manutenção da BR-163 em Mato Grosso do Sul, a CCR MSVia terá a concessão estendida por mais 15 anos. Com isso, a empresa será responsável pela rodovia até 2049, mas terá que seguir uma série de exigências feitas pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), inclusive o congelamento do preço do pedágio.
Governador Eduardo Riedel com secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo; e representantes da CCR MSVia e da direção da ANTT. (Foto: Divulgação/Saul Schramm)
Há pouco mais de duas semanas, o pedágio teve aumento de 16,82% nas tarifas em nove trechos da
Mesmo com o aumento de 16,82% na tarifa de pedágio sem a obrigação de a CCR MSVia fazer novos investimentos desde 2017 na BR-163, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já estima que a concessionária terá direito a R$ 1,438 bilhão em indenização ao devolver a rodovia à União, ou ela pode optar por um acordo consensual, o que permitiria à concessionária ficar administrando a rodovia.
Deputados federais e estaduais se reuniram com diretor da ANTT - DIVULGAÇÃO
O valor foi apresentado pela Superintendência de Infraestrutura Rodoviária (Surod) ao diretor da autarquia, Guilherme
A CCR MSVia estima que terá direito a receber R$ 1,085 bilhão em indenização pelas obras e pela administração da BR-163 nos últimos oito anos, de acordo com balanço contábil do terceiro trimestre divulgado pela empresa no dia 11 deste mês.
MSVia busca na Corte de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional uma indenização de R$ 765 milhões - Gerson Oliveira
O valor é 43% inferior ao total de R$ 1,9 bilhão que ela declara ter investido desde 2014 e representa 38% dos R$ 2,8 bilhões que o Ministério dos Transportes solicitou que o Congresso Nacional reservasse no Orçamento da União para
Somente a partir de junho de 2020 é que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai concluir o processo de relicitação da BR-163 solicitado pela concessionária da rodovia, a CCR MSVia, no dia 20 de dezembro.
É que a solicitação depende ainda de análises na autarquia e no Ministério da Infraestrutura, além da qualificação pelo colegiado do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal.Esses órgãos vão avaliar se procedem os cinco fatores que a concessionária alega terem provocado distorções no contrato de concessão assinado em 2014, os quais teriam a obrigado a
A diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está com duas minutas para decidir sobre a nova tarifa nas nove praças de pedágio da BR-163 mantidas pela CCR MSVia. Uma propõe redução de 53,94%, com a menor tarifa ficando em R$ 2,00 e a maior em R$ 3,90. Na outra, o menor pedágio será de R$ 2,90 e o maior ficará em R$ 4,80, redução média de 40,42%. Hoje, os valores cobrados estão entre R$ 5,10 a R$ 7,80.
Essa recomendação para diminuir o valor da tarifa pela metade tem como motivo o fato de a ANTT não ter aplicado a redução em anos anteriores, desde 2016, quando a CCR MSVia