Com investimento de R$ 1 bilhão, o fundo de infestimentos FIP Agroenergia, com sede em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, promete tirar do buraco e aumentar a produção de duas usinas de açúcar e álcool que estão em recuperação judicial a anos em Mato Grosso do Sul, conforme balaço trimestral divulgado pelo conglomerado nesta terça-feira (22).
Com o dinheiro dos sheiks, usina Santa Luzia deve passar e operar com sua capacidade máxima, de 5,5 milhões de toneladas
Um dos alvos dos sheiks do petróleo, que agora estão investindo na produção de etanol, é a usina Santa Luzia, instalada
O Governo de Mato Grosso do Sul e o grupo privado Agroterenas SA fazem tratativas para reativar a usina de etanol localizada em Anaurilândia, distante 374 quilômetros de Campo Grande. A expectativa é que a operação da unidade gere pelo menos 650 empregos diretos.
Usina será instalada na estrutura da antiga Aurora (Foto: Nova News)
Tratativas entre o grupo e o Governo do Estado seguiram nesta semana, com reunião entre o os empresários, o prefeito de Anaurilândia Edson Takazono (PSDB) e o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime
Mato Grosso do Sul produziu 1,847 milhão de toneladas de açúcar na safra 2020/2021. O volume, recorde no estado, é 2,5 vezes maior (152,7% a mais) do que a quantidade do ciclo anterior (2019/2020) quando as usinas processaram 731,090 mil toneladas.
O mix de produção, ou seja, a quantidade de matéria-prima destinada a fabricação do alimento cresceu 183% na safra. Passou de 11% para 28,5% no ciclo.
Produção de açúcar cresceu 152,7% em Mato Grosso do Sul — Foto: Anderson Viegas/G1 MS
Com aumento da produção, o estado ampliou a exportação de açúcar.