O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou ter cassado por fraude à cota das mulheres, a chapa dos vereadores da legenda Republicanos de Ladário, cidade sul-mato-grossense situada na fronteira com a Bolívia.
Norma determina que cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo em uma eleição - Reprodução/ Redes Sociais
Com a decisão, dois dos 11 vereadores da cidade, da sigla punida, perderam seus mandatos. A corte máxima eleitoral definiu ainda o recálculo de quocientes para as cadeiras na Câmara Municipal ladarense.
O Ministério da Defesa enviou ao TSE nesta quarta-feira (9) o relatório das Forças Armadas sobre as eleições e o sistema eletrônico de votação. O documento afirma que não foram constatadas irregularidades no processo eleitoral e que os boletins de urna impressos estão em conformidade com os dados disponibilizados pelo TSE.
Imagem: reprodução
“Em face das ferramentas e oportunidades de fiscalização definidas nas Resoluções do TSE e estruturadas no Plano de Trabalho da EFASEV, a fiscalização constatou que o Teste de Integridade, sem biometria, ocorreu em conformidade com o previsto.
O Ministério da Defesa informou nesta segunda-feira, 7 que vai entregar o relatório sobre a fiscalização do sistema eleitoral 2022. O documento, segundo a pasta, será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quarta-feira (9).
Auditoria das urnas será apresentado pelo Ministério da Defesa até quarta-feira. (Foto: Divulgação)
Como mostrou o Jornal Estadão, a Defesa havia dito à Corte Eleitoral que só entregaria o relatório após o segundo turno. Os militares haviam sido cobrados pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, para que apresentassem a auditoria das urnas eletrônicas.
Nesta terça-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) aplicou uma multa de R$5 mil a integrantes de grupos de Whatsapp no Estado, por compartilharem Fake News.
Segundo o TRE, as informações falsas em questão reproduziam propaganda eleitoral com fatos sabidamente inverídicos contra candidatos (Fake News). Além disso, o conteúdo era produzido por pessoas não identificadas.
A decisão foi determinada por unanimidade, após julgar os Recursos nas Representações n.
A seis dias das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral (TSE) alerta a população para informações distorcidas a respeito dos votos nulos e brancos. Diferentemente de boatos espalhados na sociedade, tais votos não anulam a eleição e não beneficiam quaisquer candidatos.
Imagem: reprodução / TSE
Segundo o TSE, eleição após eleição faz-se necessário desmentir informações falsas acerca dos votos nulos e brancos.
A verdade é que os votos nulos e brancos não possuem valor algum, ou seja, eles são descartados do processo de apuração e considerados apenas como estatística.
Faltando pouco menos de três meses para a eleição que definirá novos nomes para o Congresso Nacional, a ex-ministra da Agricultura e deputada federal Tereza Cristina (PP) lidera pesquisa eleitoral feita pelo Instituto de Pesquisa de Mato Grosso do Sul (Ipems), em parceria com o Correio do Estado, para o Senado, com 34,99% das intenções de voto.
Imagem: reprodução
Neste mesmo cenário estimulado, em que uma lista de candidatos é apresentada ao eleitor, aparece em seguida o ex-juiz federal Odilon de Oliveira (PSD), com 15,93%, o ex-ministro da Saúde e deputado federal Luiz Henrique Mandetta
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou hoje (13) o novo modelo de urna eletrônica que será usado nas eleições de 2022. O lançamento foi feito em Manaus, na fábrica da Positivo Tecnologia, empresa responsável pela produção dos equipamentos.
TSE apresenta novo modelo de urna eletrônica para eleições de 2022 - Divulgação - TSE
Conforme a licitação feita pelo TSE, serão fabricadas 225 mil urnas do novo modelo. No total, 577 mil serão utilizadas nas eleições. A entrega está prevista para maio do ano que vem. A vida útil do equipamento é de dez anos.