Mato Grosso do Sul possui 12 espécies de peixes em situação de ameaça de extinção, de acordo com o levantamento da plataforma Salve (Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade), do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Os dados foram atualizados na última quarta-feira (2).
Exemplar de pintado, peixe que está em grau de vulnerabilidade, de acordo com o ICMBio (Foto: Arquivo/Semagro)
Entre as 12 espécies de peixes encontradas em MS, algumas estão classificadas em categorias de risco, como "vulnerável", "em perigo" e "criticamente ameaçada". O
O Ministério do Meio Ambiente liberou a exploração, estudo ou pesquisa do pintado ou surubim (Pseudoplatystoma corruscans), peixe comum nos rios de Mato Grosso do Sul e que estava em lista de espécie em risco de extinção. A retirada era pleiteada pelo governo estadual desde o ano passado.
Pintado é um dos grandes atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul. (Foto/Arquivo)
A portaria, assinada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reconhece que a espécie é passível de exploração, mas que o uso e manejo sustentáveis deverão atender às medidas propostas no plano de recuperação, a ser
Foi prorrogado até 5 de dezembro deste ano o prazo para entrada em vigor da proibição da pesca do pintado em Mato Grosso do Sul. O Ministério do Meio Ambiente editou nova portaria alterando a data para aplicação da medida, publicada em 8 de junho, que divulga a Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Exemplar do peixe pintado, principal espécie de pescado comercializada em MS. (Foto: Semagro)
A proibição entraria em vigor a partir de hoje, mas o Governo de Mato Grosso do Sul apelou junto ao Governo Federal pela prorrogação.
A entrada do pintado na lista de peixes ameaçados de extinção preocupa pescadores profissionais do Estado, cuja espécie é o carro chefe das vendas regionais.
Imagem: divulgação
A portaria nº 148, de 7 de junho de 2022, publicada na última sexta-feira (10) pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente) atualizou a de nº 445, de 2014. Conforme determinação do texto, a regra entra em vigor em 180 dias, ou seja, em seis meses, quando ficará proibido o transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização do pintado.
Segundo o Ministério, a atualização foi feita para que os