Mais de 2,7 mil cabeças de gado morreram de frio em Mato Grosso do Sul, de acordo com levantamento da Agência Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Iagro) divulgado nesta terça-feira (20).
Gados não resistiram ao frio no Pantanal de Mato Grosso do Sul. — Foto: Divulgação/Iagro
O número total de animais mortos por hipotermia em Mato Grosso do Sul é de 2.725. Segundo o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, o prejuízo aos produtores rurais do estado é estimado em R$ 10 milhões.
Conforme a nota técnica, 92 produtores rurais de 18 diferentes cidades de Mato Grosso do Sul relataram mortes de
Números atualizados pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) elevaram de 1.071 para 1.537 a quantidade de animais mortos em decorrência da frente fria que estacionou sobre o estado na semana passada, mas o diretor da Agência, Daniel Ingold, acredita que a quantidade chegue a duas mil mortes.
Imagem: reprodução
Os dados oficiais apontam que as mortes ocorreram em pelo menos 22 fazendas em 15 municípios, mas os casos mais graves, com maior mortandade, foram registrados na região pantaneira.
A queda brusca de temperatura está levando consequências ao campo. Gados espalhados por todo o Mato Grosso do Sul vêm morrendo de frio desde a última segunda-feira (12). Segundo um produtor rural, que preferiu não se identificar, bois foram vítimas do frio nos últimos dias. Além disso, outras fazendas do Estado também lidam com as mesmas consequências.
Imagem: reprodução / redes sociais
“É muito gado que morreu, não é caso isolado, é de norte a sul do Estado. Morreu gado fraco e gado gordo. Por baixo morreram umas mil cabeças de gado só em Campo Grande.