A previsão para o final de semana em Mato Grosso do Sul indica uma mudança significativa no clima devido à chegada de uma nova frente fria. Esta mudança trará chuvas em algumas regiões e uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente na metade sul do estado, onde as mínimas podem atingir entre 4-7°C, e até abaixo de 4°C em áreas específicas. Durante o final de semana, os ventos serão predominantemente do quadrante sul, mudando para leste no início da semana seguinte.
Imagem: reprodução
Essa frente fria proporciona alívio ao clima quente e seco que a região tem enfrentado, com
Mato Grosso do Sul enfrentará nova frente fria entre quinta e sexta-feira e a meteorologia aponta que a temperatura pode chegar aos 3ºC na região sul e aos 5ºC em Campo Grande no sábado.
Imagem: reprodução
Enquanto isso, a semana começa com altas temperaturas. Campo Grande tem céu aberto e registra 23ºC nesta manhã. A máxima deve chegar hoje aos 35ºC. Para terça e quarta-feira a máxima prevista é de 34ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Na região pantaneira as máximas devem atingir nesta segunda-feira os 38ºC em Porto Murtinho, e 37ºC em Coxim Corumbá e Aquidauana.
O segundo fim de semana de inverno deste ano deve ser de temperaturas amenas por todo Mato Grosso do Sul. A mínima mais baixa promete ser registrada em Ponta Porã (MS), com 4ºC. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 9ºC para o fim de semana.
Chuva e frio em Ponta Porã — Foto: Mauro Almeida/TV Morena
Conforme a previsão da Climatempo, o fim de semana será marcado pela queda das temperaturas. Isso vai ocorrer por causa da aproximação de um frete fria que avança sobre o Brasil.
Os termômetros devem começar a baixar apenas na sexta-feira (28). A maior queda na temperatura fica prevista para o
O sul-mato-grossense vai ter que tirar o casaco e o guarda-chuva do armário a partir desta quinta-feira (23). Dessa vez, o frio vem com força e, pela primeira vez no ano, será de “congelar”.
Imagem: reprodução
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, chegada de uma nova frente fria vai derrubar os termômetros para 7ºC, com sensação térmica de 5ºC, neste fim de semana, em Mato Grosso do Sul. Confira a tabela de temperaturas no fim da reportagem.
Isto porque uma nova frente fria, aliada ao avanço de cavados e atuação de área de baixa pressão atmosférica, se aproxima de Mato Grosso
Mato Grosso do Sul completa um mês sem chuvas nesta quarta-feira (22), com o último registro em Corumbá no dia 21 de abril. O cenário pode mudar a partir da próxima quinta-feira (23) com a aproximação de uma nova frente fria, que promete favorecer chuvas e queda de temperatura. A mínima prevista é de 10°C.
Imagem: reprodução
Entre a quinta e sexta-feira (24), a passagem da frente fria causa mudança no tempo, após os dias breves de calor. O sistema está aliado à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica; com isso, o bloqueio que travava as chuvas nos últimos dias é quebrado.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou dois alertas de queda na temperatura para duas regiões de Mato Grosso do Sul. No alerta mais grave, em laranja, que prevê queda acima dos 5ºC, o alerta contempla principalmente cidades do extremo Sul e Oeste de MS, que somadas chegam ao número de 34.
Mapa do Inmet mostra os dois alertas de queda de temperatura (Foto: reprodução/Inmet)
Já o alerta mais brando, em amarelo, cobre a região Central, parte do Sul, Norte e deixa pouco da região Leste para fora.
O tempo virou e a primeira queda na temperatura será registrada na sexta-feira (19) com mínimas de 12 °C e 13 °C nos municípios do extremo sul do Estado. A massa de ar frio de origem polar, responsável pelo primeiro frio do outono, chega ao país pelo interior do continente, o que aumenta o poder de resfriamento e facilita o espalhamento do ar frio por áreas de Mato Grosso do Sul.
Imagem: reprodução
Na sexta-feira, a temperatura mínima deve ficar na casa dos 16 °C em Campo Grande com máxima de 31 °C no decorrer do dia.
A meteorologia indica que o forte calor persistirá na região leste de Mato Grosso do Sul, onde a máxima pode chegar aos 39ºC, enquanto municípios da região sul e sudoeste terão uma passagem de uma frente fria, onde a mínima deve atingir os 13ºC na quinta-feira.
Céu coberto com nevoeiro ao fundo em Ponta Porã (Foto: Direto das Ruas)
O clima já mudou nesta manhã em Ponta Porã, tomado por céu coberto e nevoeiro. Os termômetros marcam 19ºC neste momento.
Campo Grande tem céu claro e registra 28ºC nesta manhã. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima deve alcançar os 34ºC.
As nuvens carregadas em Campo Grande sinalizam que vem chuva por aí! A garoa fina que cai em alguns pontos da Capital confirma aviso meteorológico emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que coloca Mato Grosso do Sul em alerta de tempestade e baixa umidade do ar.
Com a chuva, temperatura teve queda na cidade (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)
Segundo o Instituto, até às 10h de quarta-feira (13) são esperadas ventanias de até 60 quilômetros por hora, queda de granizo e chuva que pode chegar a 50 milímetros no dia.
Passagem de uma frente fria traz possibilidade de chuva para o fim de semana, aliviando o calorão que atingiu Mato Grosso do Sul nos últimos dias.
Imagem: reprodução
A sexta-feira ainda deve ser de tempo estável, com sol e variação de nebulosidade em grande parte do Estado. Campo Grande tem céu claro e registra 23ºC nesta manhã. A máxima deve chegar aos 34ºC.
Na região pantaneira, as máximas previstas são de 38ºC em Aquidauana, 37ºC em Corumbá e Coxim, e 33ºC em Porto Murtinho. No sul do Estado, as temperaturas podem alcançar os 32ºC em Ponta Porã e 34ºC em Dourados.