Na última quarta-feira (23), a Fazenda N. Sra. de Fátima, em Camapuã/MS, realizou seu primeiro Dia de Campo voltado para a bovinocultura de corte. O evento contou com a presença de mais de quarenta técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) do Mato Grosso do Sul, que puderam conhecer de perto o projeto do confinamento Agro Feno, desenvolvido pela fazenda e acompanhar sua evolução, fruto do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em bovinocultura de corte.
Antônio Silvério, Presidente do Sindicato Rural de Camapuã, ressaltou a relevância de iniciativas como essa
Com a proposta de envolver os produtores rurais da região com mais segurança, a diretoria do Sindicato do Produtor Rural de Camapuã (SPRC) se reuniu com o Comandante do Batalhão Rural da Polícia Militar, Elismar Silva, para definir alguns pontos sobre o funcionamento da Patrulha Rural na região.
Reunião no Sindicato do Produtor Rural de Camapuã - Imagem: divulgação
Segundo Elismar Silva, as equipes do batalhão têm visitado propriedades desde o início do ano e vêm realizando o cadastramento detalhado das mesmas para um policiamento georreferenciado, que faz parte da continuidade do projeto
Para complementar a renda e diversificar a produção da propriedade, uma produtora rural de Camapuã, norte de Mato Grosso do Sul, investiu há 3 anos na fabricação de doces caseiros.
Imagem: reprodução
Com um cardápio variado e receitas de família, ela sentiu a necessidade de se profissionalizar e aumentar a divulgação dos produtos. Assim, começou a participar dos programas de assistência técnica e gerencial, promovidos pelo Senar e Sindicato Rural de Camapuã. E agora, ela vai ter a oportunidade de levar seus produtos para uma feira internacional.
Para complementar a renda e diversificar a produção, a produtora rural e bacharel em direito, Carla Simone de Amorim Borges Rodrigues, há 3 anos produz doces na região de Camapuã, norte de Mato Grosso do Sul, a 140km de Campo Grande.
Com um cardápio variado e receitas de família, Carla precisava de um auxílio na comercialização e divulgação de seus produtos, foi então que começou a participar do Programa Assistência Técnica e Gerencial para Agroindústria (AteG), promovido pelo Senar MS, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Camapuã.
O MPMS (Ministério Público Estadual) instaurou inquérito civil a fim de apurar suposto exercício de atividade de extração de minério (cascalho), sem a devida autorização ou licença da autoridade competente, pela empresa denominada ‘Provias Engenharia LTDA’, no imóvel rural Fazenda Triângulo, localizada próxima ao Sindicato Rural de Camapuã-MS.
Foto: InfocoMS
Conforme a publicação, a investigação está registrada sob o número 06.2020.00000240-6 e correrá na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Camapuã, sob comando do promotor de Justiça Douglas Silva Teixeira.
O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural apresentou, nesse sábado (27), a Vitrine Mais Inovação, na Fazenda Guavirá Poty, em São Gabriel do Oeste, a 116 quilômetros da Capital. Na ocasião, foram apontados os resultados da ATeG – Assistência Técnica e Gerencial na propriedade. O dia de campo foi idealizado pela propriedade em parceria com o Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste e reuniu cerca de 350 pessoas.
Segundo o supervisor de campo em bovinocultura de corte da instituição, Deilton Medeiros, o produtor recebe o auxílio do técnico para desenvolver até duas